Microcity

Gerente de TI: como se adaptar nos tempos de transformação digital

Gerente de TI: como se adaptar nos tempos de transformação digital

Se você é gerente de TI sabe melhor do que ninguém que atualmente muitos modelos de negócios dependem de práticas adequadas de gerenciamento de TI.

Em tempos de transformação digital e de rápidas mudanças, o papel da TI evoluiu rapidamente. Passou de uma “simples” função de suporte aos negócios para um facilitador de eficiência. Hoje, além disso, a tecnologia da informação desempenha um papel essencial como driver de inovação e de execução de objetivos estratégicos.


Mas o que o gerente de TI tem a ver com a transformação digital?

As empresas estão vivendo uma intensa transição para um ambiente tecnológico. Não apenas em relação aos novos aparelhos e softwares, mas também no que diz respeito a diferentes níveis das organizações.

O relatório 2019: The Year of Digital Decisions aponta que quatro em cada dez negócios vão aumentar o investimento na área de tecnologia digital em pelo menos 11%. O estudo também revela que 68% dos entrevistados dizem que a rentabilidade da empresa melhorou nos últimos três anos devido a implementação de uma estratégia digital.

Se o objetivo é usar a tecnologia a nosso favor para melhorar os processos e práticas dos negócios existentes, quem estará à frente dessas mudanças?

A área da tecnologia da informação está cada vez mais integrada com as estratégias de negócios elaboradas dentro da empresa. É preciso sinergia para atingir os objetivos de um planejamento estratégico, por exemplo.

Dessa forma, o gerente de TI passa a ter um papel fundamental de liderança, de mudança de processos e pessoas. Ele será a pessoa que não conta somente com habilidades técnicas, mas também com a capacidade de ensinar e conscientizar a sua equipe sobre essa transformação digital.

 

O criador e a criatura

Não adianta um bom professor se o aluno não quer (ou não consegue) aprender, não é? Por isso cada vez mais será crucial buscar diferentes perfis para integrar as equipes. Ainda mais considerando a importância que a área ganhou dentro das empresas durante os últimos anos.

Pense além do currículo tradicional. Busque pessoas criativas e com atitude empreendedora. Por que não apostar em profissionais focados em inovação e em squads multidisciplinares? As equipes de TI terão grandes desafios nos próximos anos, e é bom prepará-las para isso.

 

O seu foco está no lugar certo?

Em meio a tanta transformação, aqui estão os principais pontos que precisam ser levados em consideração pelo gestor de TI:

Avanço da tecnologia

Os próximos anos serão decisivos. As mudanças passam por tecnologias como:

  • Inteligência Artificial
  • Big Data
  • Internet das Coisas
  • Computação na nuvem
  • Ferramentas de análises de dados
  • Computação quântica

Muito além de entender essas ferramentas, será preciso aprender usá-las a seu favor. Quando bem implementadas, as novas tecnologias transformam as empresas. Desde rotinas mais flexíveis até altos níveis de automatização de processos.

As novas tecnologias também contribuem para a redução de custos e aumento da rentabilidade da empresa.

Concorrência competitiva

Está cada vez mais fácil ficar para trás. E não é isso que você quer para a sua empresa, certo?

Os seus concorrentes estão se adaptando, atualizando tecnologias e capacitando a equipe. A implementação e, principalmente, a adaptação ao modelo cada vez mais tecnológico de trabalho será crucial para as empresas não perderem competitividade e acabarem cedendo lugar à concorrência.

Perfil de liderança

Conforme destacado anteriormente, o gestor de TI dá um grande passo para o caminho da didática. O desafio é conseguir conscientizar a equipe sobre a completa transformação que o mercado – e o mundo – está passando.

Buscar integrantes que pensem “fora da caixa” e assumir o importante papel de alinhar os objetivos da área de TI com os objetivos estratégicos da empresa são funções para o gestor.

 

Outsourcing de TI: vale o investimento?

São, certamente, muitas mudanças para lidar sozinho, não é? Mas você já parou para pensar que optar por um Outsourcing de TI pode tornar os seus desafios mais “leves” e orientados para os resultados?

Investir nesse tipo de contratação proporciona impactos positivos não só para a área de TI, mas para toda a empresa. Além de acelerar os processos de transformação digital, também permite que a sua equipe dedique mais tempo para aprimorar os processos e pensar em inovação.

Os benefícios desse investimento são muitos. Entre eles, principalmente:

  • Aumento de eficiência e agilidade dos projetos
  • Otimização do tempo de trabalho e rotina da equipe
  • Redução de falhas operacionais
  • Maior vantagem competitiva
  • Satisfação do cliente

Conheça 9 vantagens de adotar Outsourcing de TI

Os próximos passos

Mesmo que a tecnologia tenha ainda um longo caminho pela frente, a qualidade dos softwares se apresenta como algo cada vez mais relevante no ambiente de transformação digital. Já é realidade para muitas empresas.

Mas, além do processo de digitalização do local de trabalho, essa transformação diz respeito à cultura da área de TI e da empresa em geral. É preciso ter uma boa estratégia, orientada para os resultados e para o digital.

É uma mudança de mentalidade. E o gestor de TI é protagonista desta mudança.

Quer saber se a sua empresa está preparada para viver a transformação digital? Então chegou a hora de você entender tudo sobre isso.


Clique aqui para ler nosso ebook e conhecer os impactos dessa transformação no seu negócio.

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Blog

Acessar
5 dicas para potencializar a sua liderança criativa em TI
Saiba mais
A hora da Inteligência artificial nos negócios chegou. Veja como usar a tecnologia para alavancar seus resultados
Saiba mais
Como o Outsourcing pode alavancar seu planejamento estratégico para 2020
Saiba mais

Notícias
relacionadas

Ver todas
Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições