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Futuro do trabalho: Quais transformações promover na sua empresa?

Futuro do trabalho: Quais transformações promover na sua empresa?

Com poucos meses, a pandemia de Covid-19 acelerou vertiginosamente uma revolução digital que já vinha acontecendo no mundo na última década. Com todas as mudanças catalisadas pelo coronavírus, muitas ainda pairam no mundo corporativo, entre elas, o futuro do trabalho.

É notável que o trabalho sofreu e ainda sofre grandes transformações e não corresponde mais a como era conhecido antes. Do aumento no uso de tecnologias à mobilidade dos trabalhadores, às mudanças nas relações de trabalho afetam as mais diversas áreas e todos os níveis hierárquicos.

E para você ficar por dentro das tendências dos principais aspectos dessa mudança, preparamos esse artigo com as questões mais importantes para considerar sobre sua equipe e o seu negócio nesse momento de transição.

Quais as mudanças no ambiente de trabalho pós-coronavírus?

Muito tem sido falado sobre a “oficialização” do trabalho remoto após a pandemia, haja vista os bons resultados durante o tempo de confinamento. De fato, o trabalho remoto tem se mostrado uma opção de alta produtividade, menor custo e agilidade de processos.

No entanto, esse não é o fim do escritório. Além de funções que demandam a presença física, existem questões a serem consideradas sobre a sua equipe para entender quais adaptações serão feitas nessa nova fase das mudanças.

Perguntas como se todos os membros estão satisfeitos em adotar o trabalho remoto, contam com um espaço adequado para trabalhar em casa e quais são as possibilidades no caso de não adaptação são relevantes e devem ser respondidas caso a caso.

No caso de rodízio da presença no escritório, é bom lembrar que novos hábitos de segurança e higiene devem ser adotados. As estações de trabalho devem manter uma distância que garanta um ambiente arejado, limpo e seguro para todas as pessoas presentes.

A limpeza mais frequente do escritório e hábitos pessoais de higienização das mãos, uso de máscaras no caso de reuniões com mais pessoas em ambientes reduzidos e a manutenção de filtros no ar-condicionado são algumas das medidas que vão favorecer o bem-estar no escritório do futuro.

Como será futuro do trabalho após a pandemia?

Se a sua equipe vai adotar, primariamente, o trabalho remoto, também é importante considerar adaptações em relação ao home office da pandemia. Entre os principais aspectos do futuro do trabalho, cabe enfatizar a mobilidade e a flexibilidade.

Com o fim da recomendação de evitar locais públicos, o trabalho remoto deixa de ser relacionado somente à residência e uma gama de possibilidades surge, seja um café, espaço de co-working, de uma praça ou qualquer lugar onde a pessoa puder se conectar à internet.

Assim, o termo mobilidade ganha uma perspectiva mais ampla e a infraestrutura de TI da sua empresa deve ser compatível com esse modelo. Os recursos de segurança da informação, principalmente, devem garantir a proteção dos dados da empresa, de onde quer que a sua equipe os acesse.

As mudanças nas funções também refletem em mobilidade. Com o aumento do uso da automação, muitos cargos deixarão de existir para que outros surjam. As novas funções serão mais relacionadas ao controle das funções automatizadas e o uso de dispositivos móveis também tende a aumentar, sejam laptops, tablets ou celulares.

Além da mobilidade, a flexibilidade no trabalho também vem ganhando destaque nas previsões de mudança. Principalmente em empresas que já integraram a revolução digital à sua cultura, horários rígidos de trabalho perderam o sentido e estão sendo substituídos por jornadas flexíveis.

Essas jornadas flexíveis foram particularmente importantes durante a pandemia, quando famílias puderam revesar seu tempo livre/ de trabalho para adaptar à nova rotina, cuidando de filhos e compartilhando equipamentos e espaços da casa.

Mesmo passada a pandemia, a percepção de que jornadas flexíveis são positivas deve mantê-las como o novo normal. Assim, as pessoas passam a adaptar seus horários de trabalho à rotina mais produtiva e que proporcione mais qualidade de vida. Uma mudança ganha-ganha, já que pessoas mais felizes trabalham melhor.

Mas não se engane. Essa humanização do trabalho não significa relaxamento no controle da sua equipe. Softwares de gestão de projetos, processos e de RH permitem o acompanhamento preciso dos resultados de cada profissional. O foco passa a ser a produtividade de cada um, em detrimento das horas trabalhadas simplesmente.

Apesar de todos os aspectos positivos das mudanças, as lideranças juntamente ao RH devem estar atentas aos limites entre casa e trabalho de sua equipe. Com o trabalho em casa, misturar os assuntos profissionais com os domésticos pode ser uma armadilha.

Além do potencial de surgirem questões trabalhistas, como horas extras não autorizadas, por exemplo, a falta de barreira entre trabalho e casa pode gerar desgastes nas relações interpessoais dos profissionais e o aumento na ocorrência de problemas como burnout.

Como as novas tecnologias afetam o futuro do trabalho?

Com as adaptações feitas durante a pandemia, a digitalização de processos em muitas empresas foi abrupta para que os processos não parassem. Mas essa revolução digital não será descartada, pelo contrário.

O uso de Big Data e de cloud computing já era uma realidade em muitas empresas que acompanham as melhores práticas de mercado. Com o futuro do trabalho se tornando presente, esses recursos se tornaram pré-requisitos para o andamento de processos diários básicos.

Seja em vendas, gestão, finanças, TI ou relacionamento, tudo está na nuvem. De reuniões a assinaturas de contratos, tudo acontece digitalmente. Da mesma forma, a coleta de dados para as mais diversas análises é essencial para qualquer departamento.

Sem falar na infraestrutura adequada e necessária para a viabilização de um trabalho remoto fluído, contínuo e sem intercorrências. De uma simples VPN a soluções inovadoras de gestão, a tecnologia da informação envolve todos os processos da sua empresa e deve corresponder ao nível de qualidade do serviço prestado.

Todas as mudanças que acontecerão no trabalho também precisarão estar acompanhadas de atualizações nos protocolos e políticas de segurança da informação. O acesso de dados da empresa de redes domésticas ou compartilhadas desprotegidas, por exemplo, são riscos para informações estratégicas e confidenciais. Quanto mais digitais forem os processos, mais os setores de tecnologia serão exigidos para garantir a confiabilidade do processo e de toda a estrutura organizacionais.

Por conta desse aumento da demanda por tecnologia e as adequações imediatas a serem feitas, ter um parceiro de TI pode ser interessante e tem sido o caminho de muitas empresas. Seu fornecedor fica encarregado da infraestrutura necessária para a sua demanda e pelo suporte. Assim, a sua equipe de TI pode se dedicar às soluções específicas do seu negócio, focando no que mais importa.

Qual o perfil do profissional do futuro?

Sem dúvida, com todas essas mudanças, o perfil de profissionais para o trabalho do futuro também está mudando. Já não esperamos mais fazer carreira em um só emprego, um curso não basta como formação e habilidades técnicas não são suficientes para um profissional de sucesso. E isso é apenas o começo.

As habilidades e competências procuradas por recrutadores em profissionais de diversas áreas, principalmente na tecnologia, incluem a capacidade de se adaptar a novas situações, a curiosidade em aprender sempre mais, o bom relacionamento interpessoal e a disposição para encontrar soluções.

Pessoas com essas competências tendem a ser disputadas por diferentes empresas. Não porque elas têm o melhor currículo, mas porque elas são capazes de entregar resultados no que fazem. São profissionais que tomam a iniciativa para resolver problemas, inovam nas soluções de negócio e se importam com o que fazem, por isso dão o seu melhor.

O futuro do trabalho não é apenas uma imersão em tecnologia. É também um futuro de relações de trabalho mais humanas, que integram o propósito e a qualidade de vida de cada profissional com os melhores resultados de negócio para a sua empresa. É atemporal, móvel e dinâmico. E esse futuro é agora.

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