Fale com um consultor Fale com consultor
Microcity

Como gerenciar e desenvolver uma equipe híbrida de alta performance

Como gerenciar e desenvolver uma equipe híbrida de alta performance

As equipes híbridas vêm se tornando cada vez mais comuns com o abrandamento da pandemia de covid-19 e a volta à normalidade das atividades. Seu sucesso é facilmente compreendido: cada profissional pode optar por trabalhar onde preferir, seja em casa, no escritório ou em outro lugar.

Essa autonomia permite que as pessoas integrem melhor suas vidas pessoal e profissional, trabalhando de onde for mais conveniente e confortável. Isso aumenta a satisfação e a produtividade. A gestão de uma equipe assim, no entanto, merece atenção para não cair em armadilhas.

Preparamos esse conteúdo com as principais vantagens e desafios do gerenciamento de equipes híbridas, para ajudar você na adaptação e gerenciamento de um time híbrido de sucesso e alta performance.

Como criar uma equipe híbrida?

A gestão de uma equipe híbrida envolve a mudança de mentalidade de todos seus membros, além da adaptação de processos e ferramentas de trabalho. As diversas transformações são realizadas em três frentes principais: pessoas, processos e infraestrutura.

Pessoas

Essa é a frente da mudança de mindset. É importante que a equipe compreenda que a autonomia é associada à responsabilidade e que a entrega de resultados é mais importante do que disponibilizar horas do seu dia para a empresa.

As lideranças, por sua vez, precisam repensar a forma de avaliar o desempenho da equipe, voltando o foco para resultados e produtividade. Da mesma forma, hábitos como checar o andamento do trabalho “dando uma voltinha entre as mesas” também precisam mudar para uma liderança intencional.

Processos

Nesta frente, é importante repensar os processos para um formato remoto. Assim, ninguém é excluído de conversas importantes, toda a equipe recebe as informações ao mesmo tempo e os processos podem fluir sem interrupções ou ruídos.

A ideia é que, se um processo funciona de forma remota, também funciona com as pessoas no escritório. Afinal, cada um está em seu computador acessando informações e interagindo com os colegas como faria se estivesse em casa ou qualquer outro lugar.

Infraestrutura

A infraestrutura de TI oferecida às equipes híbridas deve ser confiável e segura, garantindo que todos tenham acesso aos dados e sistemas necessários para exercer suas funções. Disponibilizar notebooks é apenas a ponta do iceberg da infraestrutura necessária.

Desde a migração para a nuvem a softwares de gestão e recursos de segurança digital, é importante que a arquitetura de TI da empresa seja pensada para o trabalho remoto, suportando o tráfego de dados e assegurando sua proteção.

Quais as vantagens de uma equipe híbrida?

As vantagens de se estabelecer um regime híbrido de trabalho em sua equipe pode ser percebidas tanto pelos profissionais quanto pelo negócio:

  • Funcionários mais satisfeitos – trabalhando de onde querem, as pessoas se engajam mais no trabalho. Essa autonomia também reflete em economia de tempo e dinheiro, e uma relação mais saudável entre vida pessoal e profissional.
  • Atração e retenção de talentos – pessoas satisfeitas em seu trabalho querem continuar na mesma empresa. Além disso, a possibilidade de contratar em regime remoto abre portas para atrair talentos de outras localidades, mesmo longe do escritório.
  • Aumento da produtividade – a união do foco em resultados com profissionais mais satisfeitos resulta em melhora de desempenho e aumento da produtividade.

Quais desafios as equipes híbridas podem enfrentar?

Gerenciar uma equipe híbrida de sucesso também inclui alguns desafios, que podem ser superados com algumas dicas que apresentamos aqui:

Falhas de comunicação

As falhas de comunicação podem decorrer do uso impróprio de ferramentas extraoficiais, esquecimento de membros que estão em regime remoto ou mesmo pela forma como a informação é transmitida.

Para evitar falhas e ruídos na comunicação da equipe:

  • Mantenha a comunicação nos canais oficiais para tal, seja para troca de mensagens, emails, ligações ou videochamadas;
  • Sempre disponibilize um link para videochamada para qualquer reunião, garantindo a liberdade de escolha dos membros de participar remotamente;
  • Peça às pessoas que participem de videochamadas a partir de seus próprios computadores, evitando ruídos e facilitando a interação e visualização de expressões faciais;
  • instruções claras e objetivas sobre responsabilidades e expectativas e cheque a compreensão de cada um;
  • Seja uma liderança aberta aos feedbacks de sua equipe, deixando claro que desconfortos e insatisfações devem ser expressos para serem solucionados.

Enfraquecimento das relações interpessoais

As relações interpessoais mantidas no trabalho têm um enorme impacto no desempenho dos profissionais. E o fato de nem toda a equipe ter a oportunidade de socializar na “hora do cafezinho” ou no happy hour pode causar um enfraquecimento desses laços.

Por isso, recomendamos:

  • Crie momentos e canais de compartilhamento de amenidades da equipe dentro da rotina remota, como um tempinho ao final da reunião para contar de um passeio, mostrar o pet ou recomendar uma série ou música;
  • Aproveite as oportunidades presenciais com toda a equipe para fortalecer esses laços. A apresentação de slides pode ser feita de forma remota, mas criar laços e consolidar a cultura organizacional é mais efetivo presencialmente.
  • Preste atenção ao comportamento da equipe, observando, por exemplo, se membros majoritariamente remotos estão mais distantes do que as pessoas que vão mais para o escritório.

Falta de visibilidade

Muitos profissionais sofrem com o receio de estar “fora da vista, fora do pensamento” das lideranças quando adotam o trabalho remoto. Por outro lado, muitos líderes ainda têm a mentalidade de que é difícil acompanhar remotamente o que seu time está fazendo.

Para superar esses obstáculos:

  • Garanta que as mesmas oportunidades de contribuição e crescimento sejam oferecidas a todos, de forma que ninguém se sinta preterido em relação aos outros por estar longe do escritório ou o contrário;
  • Mantenha feedbacks one-on-one regulares, nos quais seja possível falar sobre o trabalho diário, metas e objetivos de carreira, desafios da função e da equipe etc;
  • Evite reuniões informais nos corredores apenas com as pessoas que estão no escritório (isso também impede que informações importantes não alcancem toda a equipe);
  • Seja exemplo! Quando a própria liderança adota dias de trabalho remoto e demonstra que isso não prejudica o trabalho da equipe, os demais membros se sentem mais seguros em manter suas rotinas do local onde preferem.

Com equipes híbridas alinhadas quanto às expectativas e responsabilidades, felizes de estar onde desejam e seguras do reconhecimento de seus esforços, a gestão fica mais fácil e os bons resultados do negócio são uma consequência natural.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a tendência de anywhere work e por que a sua empresa deveria investir nas operações de qualquer lugar.

Assine nossa
newsletter

    Eu aceito receber mensagens e comunicações desta empresa
    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

    Ebook
    do mês

      Eu aceito receber mensagens e comunicações desta empresa
      Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade