As equipes híbridas vêm se tornando cada vez mais comuns com o abrandamento da pandemia de covid-19 e a volta à normalidade das atividades. Seu sucesso é facilmente compreendido: cada profissional pode optar por trabalhar onde preferir, seja em casa, no escritório ou em outro lugar.
Essa autonomia permite que as pessoas integrem melhor suas vidas pessoal e profissional, trabalhando de onde for mais conveniente e confortável. Isso aumenta a satisfação e a produtividade. A gestão de uma equipe assim, no entanto, merece atenção para não cair em armadilhas.
Preparamos esse conteúdo com as principais vantagens e desafios do gerenciamento de equipes híbridas, para ajudar você na adaptação e gerenciamento de um time híbrido de sucesso e alta performance.
A gestão de uma equipe híbrida envolve a mudança de mentalidade de todos seus membros, além da adaptação de processos e ferramentas de trabalho. As diversas transformações são realizadas em três frentes principais: pessoas, processos e infraestrutura.
Essa é a frente da mudança de mindset. É importante que a equipe compreenda que a autonomia é associada à responsabilidade e que a entrega de resultados é mais importante do que disponibilizar horas do seu dia para a empresa.
As lideranças, por sua vez, precisam repensar a forma de avaliar o desempenho da equipe, voltando o foco para resultados e produtividade. Da mesma forma, hábitos como checar o andamento do trabalho “dando uma voltinha entre as mesas” também precisam mudar para uma liderança intencional.
Nesta frente, é importante repensar os processos para um formato remoto. Assim, ninguém é excluído de conversas importantes, toda a equipe recebe as informações ao mesmo tempo e os processos podem fluir sem interrupções ou ruídos.
A ideia é que, se um processo funciona de forma remota, também funciona com as pessoas no escritório. Afinal, cada um está em seu computador acessando informações e interagindo com os colegas como faria se estivesse em casa ou qualquer outro lugar.
A infraestrutura de TI oferecida às equipes híbridas deve ser confiável e segura, garantindo que todos tenham acesso aos dados e sistemas necessários para exercer suas funções. Disponibilizar notebooks é apenas a ponta do iceberg da infraestrutura necessária.
Desde a migração para a nuvem a softwares de gestão e recursos de segurança digital, é importante que a arquitetura de TI da empresa seja pensada para o trabalho remoto, suportando o tráfego de dados e assegurando sua proteção.
As vantagens de se estabelecer um regime híbrido de trabalho em sua equipe pode ser percebidas tanto pelos profissionais quanto pelo negócio:
Gerenciar uma equipe híbrida de sucesso também inclui alguns desafios, que podem ser superados com algumas dicas que apresentamos aqui:
As falhas de comunicação podem decorrer do uso impróprio de ferramentas extraoficiais, esquecimento de membros que estão em regime remoto ou mesmo pela forma como a informação é transmitida.
Para evitar falhas e ruídos na comunicação da equipe:
As relações interpessoais mantidas no trabalho têm um enorme impacto no desempenho dos profissionais. E o fato de nem toda a equipe ter a oportunidade de socializar na “hora do cafezinho” ou no happy hour pode causar um enfraquecimento desses laços.
Por isso, recomendamos:
Muitos profissionais sofrem com o receio de estar “fora da vista, fora do pensamento” das lideranças quando adotam o trabalho remoto. Por outro lado, muitos líderes ainda têm a mentalidade de que é difícil acompanhar remotamente o que seu time está fazendo.
Para superar esses obstáculos:
Com equipes híbridas alinhadas quanto às expectativas e responsabilidades, felizes de estar onde desejam e seguras do reconhecimento de seus esforços, a gestão fica mais fácil e os bons resultados do negócio são uma consequência natural.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a tendência de anywhere work e por que a sua empresa deveria investir nas operações de qualquer lugar.