Microcity

Entenda quais são os impactos da Internet das Coisas nas empresas

Entenda quais são os impactos da Internet das Coisas nas empresas

A Internet das Coisas (IoT, em inglês: Internet of Things) já é um termo famoso entre as empresas. Não é mais visto como algo futurista e inatingível, fazendo cada vez mais parte do nosso dia a dia.

Segundo a consultoria Gartner, o número de dispositivos interconectados irá aumentar para 13,5 bilhões até 2020. Isso irá mudar profundamente o nosso modo de vida, de lazer e, certamente, a maneira como administramos um negócio.


O que é Internet das Coisas (IoT)?

A Internet das Coisas é uma rede de objetos interconectados via internet que têm a capacidade de interagir entre si, com os ambientes, pessoas e sistemas. Esses objetos são capazes de coletar e compartilhar dados recebidos. Ou seja: transferir informações.

Os dispositivos IoT podem ser qualquer dispositivo autônomo que esteja conectado à internet e que possa ser gerenciado remotamente. Alguns exemplos do nosso quotidiano:

  • Carro
  • Ar condicionado
  • Lâmpada
  • Aspirador de pó

Estes objetos podem estar conectados entre si e otimizar as atividades. Por exemplo: quando você está chegando em casa, o carro envia um sinal e o ar condicionado já é acionado para climatizar o ambiente para você. Da mesma forma a lâmpada do seu quarto vai estar acesa e o aspirador de pó já terá terminado a sua função antes de você chegar.

São muitas as possibilidades de aplicação da Internet das Coisas no nosso dia a dia. Da mesma forma acontece com as empresas.

A aplicação da IoT já está trazendo vantagens e aumento de performance – e é só o início. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estima que até 2025 os aplicativos e soluções de Internet das Coisas irão movimentar US$132 bilhões na economia brasileira.


Como a Internet das Coisas irá mudar as empresas

O uso de dispositivos IoT já está difundido em muitos setores – principalmente transporte, saúde e agricultura. O avanço da tecnologia irá mudar também a maneira como você administra o seu negócio, trazendo muitos benefícios.

1. Acesso a um maior volume de dados

A Internet das Coisas permite que você tenha acesso a grande quantidade de dados úteis. É possível, por exemplo, aprender métricas detalhadas e examinar como o comportamento dos seus clientes afeta as vendas do seu negócio. Dessa forma, consequentemente, você saberá qual caminho seguir para aumentar a receita.

Através da IoT também é possível controlar esses dados em tempo real. Isso permite obter informações valiosas a tempo, o que é também uma grande vantagem competitiva.

As empresas precisam estar preparadas para essa mudança e para saber lidar com o volume de dados. Para isso é necessário investir em software adequado e em profissionais com grande capacidade analítica.

2. Maior produtividade e eficiência

Você conseguirá administrar a sua equipe e o seu negócio com mais eficiência a partir da análise dos dados capturados pelos dispositivos IoT. Com mais e melhores informações sobre seus clientes e o mercado, a produtividade do seu negócio irá aumentar.

Será possível fazer mais em menos tempo. Softwares e dispositivos IoT permitem que os funcionários realizem tarefas em grande escala de maneira mais rápida e com diminuição da probabilidade de falhas.

Se a sua produtividade e eficiência aumentam, as chances dos seus lucros também aumentarem é bastante alta.

3. Rastreamento e gerenciamento de inventário

Se a sua empresa depende de armazenamento físico e enfrenta problemas para rastrear e gerenciar inventário, a sua equipe provavelmente perde muito tempo com isso, não é?

As novas tecnologias IoT podem ajudar a fazer esse trabalho através de automações. Você pode, por exemplo, instalar dispositivos que auxiliam no gerenciamento de alterações de inventário. Dessa forma os colaboradores poderão focar em tarefas essenciais para o desenvolvimento do negócio.

4. Comunicação e trabalho remoto

Se o seu negócio não lidar com inventário físico você não precisa mais estar fisicamente presente para trabalhar, certo? Com a possibilidade de usar softwares em nuvem e dispositivos portáteis, o trabalho remoto já é realidade em muitas empresas. Ou seja, com uma boa conexão de internet e um telefone celular você é capaz de administrar a sua empresa.

Além disso, pesquisas já mostraram que trabalhadores remoto são mais felizes e produtivos – o que irá melhorar de forma significativa seu desempenho.

5. Gerenciamento regular de dispositivos

Para que a tecnologia funcione corretamente é preciso ter os dispositivos IoT sempre atualizados. Pode levar tempo para atualizá-los e para encontrar o software mais recente, mas é um passo crucial para que o seu negócio avance.


Prepare a sua empresa para a transformação

A Internet das Coisas permitiu a criação do conceito de casas inteligentes. Agora é hora de falarmos sobre as empresas inteligentes. Há muitas mudanças pela frente, e você precisa estar preparado para a Transformação Digital.

Com a complexidade do uso de dados pode ser preciso dar atenção especial à colaboração de especialistas em análise de dados. Assim será possível implementar novas tendências e modelos de negócio na organização.

Assine a nossa newsletter

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Blog

Acessar
A hora da Inteligência artificial nos negócios chegou. Veja como usar a tecnologia para alavancar seus resultados
Saiba mais
5 perguntas para decidir sobre terceirização de infraestrutura de TI
Saiba mais
Saiba como criar um chatbot para sua empresa em 4 passos
Saiba mais
4 indícios de que está na hora de adotar o outsourcing de TI
Saiba mais
CAPEX x OPEX: qual a melhor modalidade para investir em equipamentos de TI?
Saiba mais
Chega de falhas: aumente a produtividade da sua equipe com a automação de processos
Saiba mais
Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições