Microcity

Entenda como o outsourcing de TI pode facilitar a gestão no dia a dia

Entenda como o outsourcing de TI pode facilitar a gestão no dia a dia

Ter o foco na eficiência, na segurança, no desempenho e no custo são algumas das atribuições que fazem parte da rotina de um CIO na gestão de TI. Elas, em conjunto com as medidas estratégicas presente em seu planejamento e com o outsourcing de TI, possibilitam que a empresa tenha um maior domínio sobre sua receita, podendo melhorar o fluxo de serviços das demais áreas.

Se você atua como um CIO e quer entender os benefícios que o outsourcing de TI pode oferecer para o seu negócio e a sua gestão, continue com a leitura. Aqui, você vai compreender melhor esses tópicos e entender como o outsourcing terá influência sobre o controle de custos, redução de riscos, rápida implementação de tecnologias e muito mais!

O CIO e a gestão de TI

Para ocupar a posição de CIO, o profissional necessita de uma visão que abranja não só o presente, mas o futuro. Além de estar a par das modernidades que surgem com as transformações digitais, ele também deve lidar com a parte estratégica e buscar oportunidades para fazer com que a empresa alcance seus objetivos. Por isso, esse profissional deve apresentar excelência não só na área técnica, mas também na estratégica.

A adaptação para este perfil é o ponto crucial nesta mudança de paradigma e a oportunidade de se tornar fundamental na empresa. Dessa forma, os CIOs poderão fazer com que a área de TI deixe de ser apenas um departamento de suporte ao dia a dia da operação e passe a ser uma área essencial aos objetivos do negócio, ajudando as companhias a atingirem suas metas. – Alexandre Azevedo, diretor da unidade TOTVS Private

No entanto, focar na área de planejamento e estratégia pode ser um desafio ainda maior quando se tem que gerenciar a infraestrutura, as aplicações e toda a rotina que envolve a área interna e suas demandas. Por isso, apostar em outsourcing de TI pode ser uma boa solução para aliviar o peso dos processos internos e garantir ao CIO mais tempo para focar também na inovação e no seu papel junto ao CXO.

Por meio da solução, a empresa contrata um parceiro e, com ele, traça um plano de atendimento. Nele, vocês decidirão quais as demandas passarão a ser atendidas pelo fornecedor. Dessa forma, você vai contar com uma equipe de confiança para solucionar as ocorrências corriqueiras da sua empresa e terá mais tempo para voltar suas atividades para o planejamento estratégico do negócio.

A TI como uma parceira do negócio

Se você deseja ter maior disponibilidade no seu dia a dia, o outsourcing de TI pode ser a solução certa para você. Abaixo, você confere uma lista com diversas vantagens que você pode adquirir ao apostar em soluções de Tecnologia da Informação:

1) Controle de custos

Por se tratar de um serviço planejado para suprir as necessidades específicas da sua empresa, você conseguirá controlar melhor os custos da área e ter maior clareza quanto ao destino do investimento feito.

2) Eficiência e competitividade

O aumento da eficiência da área se dá pela contratação do parceiro, que fornecerá profissionais com capacidade de lidar com as demandas de forma rápida e assertiva. O resultado é a melhora na qualidade, na competitividade do seu negócio e na percepção do usuário interno, que também é impactada positivamente.

3) Rápida implementação de novas tecnologias

Esqueça a era das implementações obsoletas. Com o outsourcing de TI, elas serão atualizadas regularmente e, consequentemente, farão com que você tenha um ambiente moderno e atual. Isso influencia a qualidade dos serviços feitos pela área.

4) Redução de riscos

Com a contratação de um parceiro de alto nível, você minimiza os riscos que envolvem atrasos e ineficiência da execução.

5) Maior foco no core business da empresa

Com os serviços e procedimentos referentes a TI sendo feitos de maneira segura e rápida, você terá mais tempo – um dos focos no dia a dia do CIO – e disponibilidade de pessoal e ambiente para planejar e executar as ações que envolvem a inovação e a melhoria das áreas internas. Isso resulta em vantagens para a sua empresa.

6) Monitoramento de TI

Monitorar as atividades da área é uma das preocupações de um CIO que compromete o seu tempo e faz com que vários funcionários declinem tarefas que poderiam proporcionar avanços internos e externos para a companhia. Por isso, ao adotar o outsourcing de TI, um dos benefícios esperados é o monitoramento, que será executado pelo seu parceiro e propiciando uma gestão de TI mais assertiva.

Esse repasse da responsabilidade te dará mais liberdade e aumentará a disponibilidade de pessoal para sanar outros problemas e pensar em inovações que contribuam para os resultados da organização.

7) Disponibilidade do ambiente

Como falamos, com a contratação do outsourcing de TI vem a disponibilidade do ambiente de TI. Essa disponibilidade interfere na redução da queda de receita por problemas técnicos e pode contribuir com o primeiro item da nossa lista, a redução de custos.

São inúmeros os benefícios que um outsourcing de TI pode trazer ao seu negócio. Portanto, se atentar para a área, as suas inovações constantes e suas aplicações no cotidiano da sua empresa devem constar na sua lista de prioridades diariamente. Só assim você conseguirá desenvolver os trabalhos, executar corretamente suas rotinas e mostrar aos líderes da companhia que a TI gera valor e, por isso, merece investimentos contínuos.

“O resumo para o maior benefício da Governança de Tecnologia da Informação é ser compliance para criar valor para a organização, oferecendo serviços eficientes e inovadores de tecnologia.” – Fernando Cruz, sênior em Governança de TI na Itaú Seguros de Auto e Residência

Segundo Sérgio Ferreira, sócio-diretor da Iteris, com a modernidade, é essencial que os profissionais ligados à TI estejam sempre atualizados de modo a serem capazes de transformar o negócio do cliente em realidade por meio das soluções digitais. Por isso, é essencial estar sempre aberto às novas soluções que podem facilitar o gerenciamento da área.

O mercado atual oferece inúmeras possibilidades que podem ajudar você a ter uma rotina mais fluída e assertiva. Uma dessas opções é o PC as a Service. Confira essa solução e garanta mais disponibilidade na gestão da TI da sua empresa!

 

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Fale com a Microcity
Ou ligue para a Microcity (31) 2125.4200. Para contato comercial,
clique aqui.