Microcity

Segurança nos e-mails corporativos: Entenda como evitar ameaças aos dados da sua empresa

Segurança nos e-mails corporativos: Entenda como evitar ameaças aos dados da sua empresa

Os e-mails corporativos são uma das principais portas de entrada para ameaças de segurança a infraestrutura de TI das empresas. Para minimizar os riscos é preciso fortalecer a proteção dos dados da organização e ampliar a educação dos colaboradores sobre a utilização adequada deste meio de comunicação.

 

Mesmo com a popularização do uso de softwares de mensagens instantâneas, o e-mail corporativo é ainda uma das principais ferramentas de comunicação e compartilhamento de documentos no ambiente empresarial.

Além da agilidade na troca de informações, o e-mail é um recurso de centralização de discussões, informações e dados valiosos para o negócio. E, como toda solução de TI, tem vários pontos de atenção para que seu uso seja seguro e confiável.

Sabemos que a ponta mais frágil de um projeto de segurança da informação é o usuário, que muitas vezes permite o acesso de uma ameaça a seu dispositivo clicando em um anexo suspeito ou acessando um site não confiável.

Ainda assim, além da conscientização do usuário final, existem diversos recursos que a TI pode utilizar, aumentando a segurança do e-mail corporativo e mitigando ameaças à proteção dos dados da empresa.

Quais são as maiores ameaças ao e-mail corporativo?

Existem várias formas de ataques a e-mails corporativos que podem representar riscos e prejuízos para a empresa. Eles vão desde ameaças digitais e complexos ciberataques ao roubo de dispositivos móveis que não estão devidamente protegidos e podem entregar de mãos beijadas o acesso a dados.

Um desses ataques, conhecido como man in the middle, também depende de uma conexão pública, que pode acontecer em um restaurante, aeroporto ou hall de hotel, por exemplo.

Nesse caso, o hacker disfarça seu dispositivo como um equipamento de rede e monitora todo o tráfego de dados, tentando acessar pacotes com informações interessantes. Para evitar esse tipo de ataque, o uso da política de Zero Trust e criptografia como recursos de segurança da empresa devem ser um padrão.

Uma das ameaças mais comuns ao e-mail corporativos são mensagens disfarçadas como legítimas, para que o usuário instale inadvertidamente um malware em seu dispositivo. Essas mensagens usam phishing e engenharia social para atrair o destinatário com um assunto de seu interesse para clicar no link ou baixar o arquivo suspeito.

Assim como a tecnologia avança para o bem, sabemos que ela também avança para o mal. As mensagens usando engenharia social estão cada vez mais bem elaboradas e difíceis de se detectar os sinais de alerta. Por isso educar e conscientizar os usuários sobre os riscos é tão importante.

Com o aumento considerável do uso de dispositivos móveis para fins profissionais, a vulnerabilidade dos dados corporativos também cresce. No caso das políticas de trabalho remoto, por exemplo, é preciso restringir a redes seguras o uso dos equipamentos relacionados à empresa, evitando a contaminação da rede corporativa durante atividades pessoais.

Como a falta de segurança nos e-mails corporativos pode prejudicar a empresa?

Como dissemos, o e-mail corporativo ainda é um dos principais meios de comunicação e compartilhamento de documentos importantes em uma empresa. Assim, se esse meio falha ou sofre algum tipo de ataque, são esses documentos e informações que estão sob risco.

O vazamento de dados é um dos maiores medos da segurança da informação. Isso porque informações sigilosas e dados sensíveis podem cair nas mãos de pessoas mal-intencionadas ou concorrentes. Além disso, a proteção de dados pessoais de terceiros armazenados pela empresa é prevista por leis como a LGPD e a falha nessa proteção pode significar multas e outras sanções.

Como garantir segurança no e-mail corporativo?

Existem algumas medidas e recursos que a gestão de TI pode adotar, a fim de aumentar a segurança dos e-mails corporativos e garantir o controle sobre as transações de dados por esse meio.

Use filtros e anti-spam

Os filtros configurados no e-mail são uma das principais formas de se assegurar a confiabilidade das mensagens que chegam à caixa de entrada. O anti-spam vem ficando cada vez mais aprimorado e consegue rastrear mensagens com conteúdos suspeitos, links maliciosos e propagandas não solicitadas.

No entanto, para o e-mail corporativo, também é importante configurar outros tipos de filtro que inibam o recebimento de arquivos maliciosos, como tipos de arquivos incomuns para a empresa, por exemplo. É possível permitir que os profissionais possam fazer o download apenas de tipos utilizados pela empresa, como PDF, imagens e documentos Office.

Adote autenticação de 2 passos

A autenticação de 2 passos evita o acesso não autorizado a sistemas ou dados, adicionando uma camada de verificação de identidade no caso de acesso em dispositivos desconhecidos. Assim, é necessário um dispositivo específico, um número de telefone ou outro endereço de e-mail para validar a legitimidade de um acesso.

Incentive o uso de senhas complexas

Mesmo com a autenticação de 2 passos configurada, é importante que as senhas usadas sejam fortes e complexas, dificultando o trabalho de descobrir senhas de possíveis hackers.

Cabe à gestão de TI conscientizar os usuários da relevância das senhas complexas e criar requisitos obrigatórios como o uso de letras, números e caracteres especiais nas senhas corporativas. A troca periódica compulsória da senha também é um recurso de segurança adicional.

Use sistemas de metadados confiáveis

O sistema de metadados permite um controle criterioso do conteúdo recebido e enviado nos e-mails corporativos. Esse monitoramento é importante para identificar padrões, reparar erros e otimizar recursos.

Dessa maneira, sistemas confiáveis devem incluir elementos que auxiliem na verificação da integridade da mensagem e na validação do conteúdo, dando mais controle à empresa sobre a utilização do e-mail corporativo.

Adote a criptografia

Para garantir a segurança e a confidencialidade de mensagens com conteúdos, é importante que a gestão de TI da sua empresa também adote um sistema de criptografia de e-mails, adicionando uma camada de proteção a mais à troca de mensagens.

Dê preferência ao compartilhamento em nuvem

Dentre vários benefícios de se adotar o cloud computing, esse recurso também aumenta a segurança dos dados da empresa. Com os arquivos salvos na nuvem, é possível que todo profissional autorizado tenha acesso ao documento com segurança, sem precisar submetê-lo a transações mais vulneráveis como o e-mail.

Treine e eduque os profissionais

Nunca é demais ressaltar que o usuário final é a ponta mais frágil da segurança da informação, onde geralmente falhas acontecem. Por isso, a gestão de TI deve sempre se preocupar em treinar e educar todos os profissionais da empresa sobre a importância das boas práticas no uso do e-mail corporativo, garantindo a proteção dos dados.

O ideal é que a segurança da informação se torne uma cultura da empresa, com a consciência de todos sobre sua importância, e não apenas processos chatos que atrasam e burocratizam a rotina.

Gostou do conteúdo? Saiba como manter sua empresa protegida lendo também sobre ciberataques.

Assine nossa
newsletter

    Ebook
    do mês

      Damos valor à sua privacidade

      Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

      Cookies estritamente necessários

      Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

      Cookies de desempenho

      Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

      Cookies de funcionalidade

      Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

      Cookies de publicidade

      Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

      Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

      Importante:
      Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições