Fale com um consultor Fale com consultor
Microcity

Diversidade na TI: Como diversidade e inclusão no setor de TI favorecem a inovação

Diversidade na TI: Como diversidade e inclusão no setor de TI favorecem a inovação

Entenda como ações de diversidade e inclusão na TI, que é um setor importante de inovação em tecnologia, podem gerar mais resultados e tornar sua empresa, oferecendo capacitação e acompanhamento adequado para esses profissionais.

 

Assim como a preocupação com a sustentabilidade e a redução dos impactos ambientais, diversidade e inclusão são assuntos em alta no mundo corporativo. Seja para corresponder às expectativas do cliente, seja para criar um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo, é impossível ignorar o tópico.

A valorização da diversidade e da inclusão no ambiente corporativo está longe de ser apenas uma jogada de marketing. A publicidade positiva é apenas uma das consequências, mas os benefícios podem ser observados em toda a cadeia produtiva do negócio.

Preparei este artigo para conversar com você sobre a importância da diversidade na TI e seu papel na transformação tecnológica e no fomento à inovação da sua empresa. Acompanhe comigo!

O que significa um ambiente de trabalho diversificado?

É fácil entender o significado da palavra diversidade. Ela significa, simplesmente, uma variedade de tipos de um determinado objeto ou ser. Quando contextualizada no tema diversidade e inclusão, ela trata da variedade de pessoas, independente de gênero, etnia, idade, religião, orientação sexual, habilidades etc.

Um ambiente de trabalho diverso tem pessoas com backgrounds diferentes, capazes de compor uma visão muito mais complexa de determinada questão, por somarem diferentes pontos de vista. Mas não basta contratar profissionais diversos, já que a inclusão não acontece de forma automática.

Um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo deve garantir que toda a equipe tenha as mesmas oportunidades, se sinta segura no ambiente de trabalho e confortável para entregar sua melhor performance.

Qual a importância da diversidade no setor de TI?

Tópicos como inovação, modernidade, tendências e preparação para o futuro são inerentes ao setor de TI. Em tempos de revolução tecnológica, são as novas soluções de TI que impulsionam o desenvolvimento das empresas, otimizando processos, reduzindo custos e melhorando a experiência do cliente.

A diversidade e inclusão, por sua vez, permitem uma visão mais ampla e complexa do mundo, fomentando a criatividade e a inovação. Pessoas diferentes pensam de maneiras diferentes. E convergindo várias linhas de raciocínio, é possível encontrar soluções mais assertivas para todo tipo de demanda.

Ou seja, se a TI representa um pólo inovador para o negócio e a diversidade e inclusão são catalisadores da inovação, a diversidade na TI tem como resultado um setor mais bem preparado para lidar com todo tipo de desafio ou demanda.

Prezar por uma equipe diversa facilita ainda que os anseios e desejos dos clientes, que também são plurais, sejam captados e resolvidos da melhor forma, além de auxiliar no desenvolvimento de soft skills como a colaboração e a comunicação não-violenta.

Por que investir na diversidade de TI?

Uma pesquisa realizada pela KPMG, em 2019, indicou que, no Brasil, apenas uma a cada cinco profissionais de TI é mulher. Se considerarmos que a disparidade salarial entre homens e mulheres é um grande problema no Brasil, essa realidade é ainda mais grave.

Apesar da falta de pesquisas nacionais sobre profissionais negros na área, uma pesquisa da Atlassian indicou que apenas 5% dos postos de emprego na indústria da tecnologia eram ocupados por pessoas negras.

Eu poderia ainda trazer inúmeros exemplos para demonstrar que a imagem da TI ainda é um homem branco, heterossexual, cisgênero, de classe média alta, o que não reflete a imagem da força de trabalho brasileira, nem dos consumidores.

Ou seja, o investimento em diversidade e inclusão na TI é necessário, primeiramente, para criar equipes plurais, que refletem a população, compreendem suas dores e, assim, são capazes de criar melhores soluções.

Em segundo lugar, a diversidade na TI é o reflexo de valores corporativos voltados para a redução de preconceitos e desigualdades sociais, raciais, de gênero e outras tão presentes em nossa sociedade.

Como aumentar a diversidade e inclusão na TI?

Uma das questões centrais da promoção da diversidade e inclusão dentro de uma empresa é que ela deve compreender uma mudança cultural e estrutural. No entanto, o setor de TI é um excelente candidato a promover essa mudança, demonstrando em resultados seus benefícios para toda a empresa.

Para isso, apresento aqui algumas ações importantes para se levar em conta durante o processo de diversidade e inclusão na sua equipe de TI:

Conheça sua equipe

Não falo aqui apenas de saber o nome e as especialidades técnicas de cada um, mas também de suas preferências pessoais, hobbies, talvez um pouco sobre sua família. Conhecendo melhor seu time, é possível perceber em quais aspectos ele está homogêneo demais e o que poderia ser mais diverso.

As conversas informais entre a equipe, além de promoverem o estreitamento de laços e um ambiente de trabalho mais agradável e confortável, são um momento fértil para a troca de ideias despretensiosas que podem resultar em um insight.

Aposte na educação do time

Todos nós carregamos conosco uma bagagem cultural que inclui preconceitos, intolerâncias e aversões. O melhor caminho para desconstruir isso, promovendo um ambiente de respeito, confiança e inclusão é a educação.

Além das opções formais de treinamentos e vivências, as conversas e os exemplos do dia a dia são fundamentais para consolidar uma cultura de diversidade e inclusão no time.

Não tolere intolerâncias

Além de promover um ambiente inclusivo, é importante reprimir atos de intolerância, preconceito ou discriminação. Isso evita que pequenos desconfortos se tornem um grande problema e promove a confiança dos membros do time, que se sentirão seguros para se expressar caso algum ato contra alguém venha a acontecer.

Como promover inovação com a diversidade na TI?

É comum que soluções pouco eficientes sejam desenvolvidas por pessoas que não conhecem as dores de seus clientes. Ou que soluções muito mais eficientes sejam desenvolvidas com mais agilidade, devido à presença na equipe de alguém diretamente afetado pelo problema.

Ou seja, uma equipe de TI que consegue alcançar as diferentes visões de mundo, dores e anseios de homens, mulheres, jovens, idosos, pessoas com ou sem deficiências, de todas as cores, provavelmente terá mais bagagem para construir soluções mais inovadoras e que alcancem mais pessoas.

Ou seja, a diversidade e inclusão não são apenas uma política de ESG da empresa. Além dessa importante função, a diversidade na TI também reflete em inovação, processos mais assertivos e, consequentemente, melhores resultados de negócio.

Se você gostou desse conteúdo, leia mais sobre ESG, a importância da TI nessas práticas e os benefícios de inovação e desenvolvimento para o seu negócio.

Assine nossa
newsletter

    Eu aceito receber mensagens e comunicações desta empresa
    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

    Ebook
    do mês

      Eu aceito receber mensagens e comunicações desta empresa
      Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade