Fale com um consultor Fale com consultor
Microcity

Como o digital workplace melhora a experiência do colaborador

Como o digital workplace melhora a experiência do colaborador

O digital workplace é um ambiente virtual, onde profissionais têm acesso aos aplicativos e softwares necessários para desempenhar seu trabalho, onde quer que estejam, usando qualquer dispositivo. A tecnologia contribui com a produtividade dos colaboradores e melhora o engajamento da equipe no trabalho remoto.

 

Os novos modelos de negócio trazem conceitos inovadores e promissores, como a digital CX, a famosa transformação digital e o ascendente digital workplace. Todas essas concepções atuam em consonância para uma empresa mais digital, inovadora, produtiva e competitiva.

Entre os valores que vêm sendo adotados com sucesso, o foco no cliente é, sem dúvidas, um consenso. O que algumas empresas ainda ignoram é que o cliente interno também possui papel fundamental no sucesso do negócio.

E é principalmente para esse cliente, ou seja, os colaboradores da empresa, que o digital workplace traz modernização, produtividade, motivação e uma melhor experiência.

Trago nesse artigo as principais informações sobre o que é o workplace virtual e como adotá-lo na sua empresa pode ser um passo em direção à maturidade digital e aos melhores resultados de negócio.

O que é o digital workplace?

O digital workplace é um ambiente virtual, onde profissionais têm acesso aos aplicativos e softwares necessários para desempenhar seu trabalho, onde quer que esteja, usando qualquer dispositivo.

Por meio do digital workplace, o colaborador tem um ambiente de trabalho integrado e uma experiência digital completa. É possível desempenhar suas funções e compartilhar informações e projetos com outros profissionais e setores da empresa de qualquer lugar, tornando a rotina mais ágil e dinâmica.

O ambiente de trabalho digital é composto por plataformas digitais que possibilitam que os processos da empresa aconteçam independente do ambiente físico. Entre os recursos mais utilizados estão aplicações de cloud office, como plataformas de e-mail, editores de texto, calendários compartilhados, entre muitos outros. 

O exemplo mais recente de aplicações em digital workplace foi o Horizon Workrooms, anunciado em agosto de 2021, pelo Facebook. A tecnologia usa realidade aumentada para simular um ambiente corporativo compartilhado, trazendo maior proximidade e contato entre os usuários.

A flexibilidade e a mobilidade proporcionadas pelo digital workplace são consonantes com a mudança de hábitos que observamos. Já não faz sentido limitar o ambiente de trabalho ao espaço físico do escritório, ou a jornada em horário comercial.

Desde uma aceleração causada pela pandemia de covid-19, a adoção do trabalho remoto e do anywhere work vem crescendo e o digital workplace é mais um ingrediente para acrescentar dinamismo e adaptabilidade para quem deseja crescer e permanecer competitivo.

Quais são as vantagens do digital workplace?

O digital workplace é vantajoso para os profissionais, que terão mais agilidade e maior integração com a equipe. Mas muito além disso, o ambiente de trabalho virtual otimiza todos os processos da empresa, resultando em maior competitividade e em uma melhor experiência para o cliente.

Listei alguns dos benefícios que podemos observar utilizando o digital workplace:

Retenção de talentos

Profissionais de alta performance, principalmente os nativos digitais, requerem cada vez mais um ambiente amigável, flexível e integrado de trabalho.

Esses talentos, além de se sentirem motivados trabalhando no digital workplace, têm a possibilidade de estar em diferentes localidades, não se prendendo ao escritório físico. Para a empresa, significa também atrair talentos sem se preocupar com as barreiras geográficas.

Flexibilidade

O trabalho remoto apresentou a ideia de se trabalhar de qualquer lugar. O digital workplace amplia essa possibilidade, disponibilizando as ferramentas de trabalho em qualquer lugar e a qualquer momento.

Assim, a flexibilidade atinge um novo patamar: torna-se cada vez mais simples trabalhar em horários alternativos e interagir com os pares e líderes. Cada profissional pode entregar o máximo de desempenho de forma totalmente adaptada ao seu estilo de vida.

Engajamento da equipe

O acesso a plataformas de aprendizado e diferentes recursos de capacitação pelo digital workplace, por exemplo, auxiliam na manutenção da cultura corporativa, além de incentivar o desenvolvimento dos profissionais e a participação nas atividades da empresa.

A possibilidade de trabalhar em qualquer dispositivo, seja pelo notebook, tablet ou celular, também alimentam o engajamento e a disponibilidade da equipe a qualquer hora.

Aumento da produtividade

Uma pessoa que trabalha com um ambiente virtual integrado, dinâmico e flexível é capaz de produzir mais e melhor. Tudo o que todos precisam está ao alcance das mãos, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Como implantar o digital workplace na empresa?

Para obter sucesso com o digital workplace, não basta que os softwares e hardwares sejam disponibilizados para a equipe. É preciso capacitar, compreender as diferenças e fomentar uma nova cultura digital na empresa.

Entre as boas práticas adotadas junto ao digital workplace, considero importante ressaltar:

Capacitação da equipe

Ainda que grande parte dos seus colaboradores sejam nativos digitais, nem todos conseguem se adaptar rapidamente a um sistema totalmente digital e a rotinas mais autônomas e flexíveis. Por isso, é importante capacitar os profissionais e garantir que todos estejam alinhados e habilitados.

Adaptação para diferentes gerações

A força de trabalho atual é composta por gerações que vivenciaram de formas diferentes a transformação digital. Enquanto os nativos digitais normalmente não encontram dificuldade em trabalhar em ambientes virtuais, gerações anteriores podem não ter a mesma facilidade.

Compreender isso e valorizar o conhecimento e as habilidades de cada indivíduo, adaptando cada um de acordo com seu nível de conforto para entregar seus melhores resultados, é fundamental para proporcionar a melhor experiência para todos, aumentando a produtividade como um todo.

Monitoramento dos resultados

Como todo novo projeto, para saber os resultados reais de sua implementação, é preciso medir e monitorar indicadores chave, até mesmo para avaliar se o caminho está correto e realizar mudanças caso necessário.

Integração de todos os setores

A implantação de um digital workplace está longe de ser uma responsabilidade apenas da TI. Como impactará em toda a empresa, o projeto deve ser discutido e abraçado, antes de mais nada, pela diretoria e executivos seniores da empresa.

A ideia deve ser comprada pelos níveis hierárquicos superiores para, então, ser implementada com a forte atuação do RH e jurídico, por exemplo. Mais uma vez, é importante que os propagadores do novo modelo estejam empenhados em demonstrar suas vantagens para todos.

Disponibilidade de infraestrutura adequada

A adaptação da infraestrutura de TI para o trabalho remoto é assunto corriqueiro nos últimos anos. Além da mudança da prioridade de desktops para notebooks, houve investimento em cloud computing, segurança da informação, redes mais robustas, entre outras inovações.

Da mesma forma, a adoção do digital workplace também depende de uma infraestrutura de TI adequada, confiável e disponível, seja no escritório, no home office ou em qualquer lugar do mundo.

Gostou desse conteúdo? Conheça a solução de Home Office as a Service da Microcity e saiba como podemos ajudar você a investir na melhor infraestrutura de TI para a sua empresa.

A mesma performance do ambiente corporativo no home office

Assine nossa
newsletter

    Ebook
    do mês

    Por:

    Tiago Miranda Moreira

    Diretor Comercial e Marketing da Microcity

    Soma mais de 16 anos na empresa Microcity, tendo ocupado cargos de gerência na área comercial. Atualmente, Tiago é Diretor Comercial, sendo responsável pela gestão das vendas e parcerias, e de Marketing da empresa Microcity. Ele é formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em desenvolvimento de dirigentes e Marketing pela Fundação Dom Cabral (FDC).