Microcity

Digital Twin: O que é e como essa tecnologia vai inovar a produtividade da sua empresa?

Digital Twin: O que é e como essa tecnologia vai inovar a produtividade da sua empresa?

O Digital Twin é uma tecnologia de virtualização de objetos, produtos e processos. Sua aplicação permite a simulação de seu uso e aplicação para a obtenção de dados que contribuem com o seu desenvolvimento.

 

A tecnologia está cada vez mais inserida dentro das empresas, transformando a forma de trabalhar. Com o uso crescente destes recursos, aqueles que fizerem uso mais inteligente das inovações tem potencial para se diferenciarem e crescerem no mercado em relação aos seus concorrentes.

Neste processo, evitar falhas é fundamental para garantir a continuidade e a produtividade do negócio. Planejamento e assertividade na execução são etapas importantes, mas a transformação digital permite recursos que podem ir além. Eles são capazes de testar situações reais para prever consequências e possíveis problemas por meio do Digital Twin.

 O digital twin representa um novo passo evolutivo na tecnologia, modificando o modo de desenvolvimento das empresas e trazendo novas possibilidades para o aprimoramento dos seus produtos.

O que é Digital Twin?

O Digital Twin (gêmeo digital, na tradução para o português)  funciona como um espelho daquilo que se deseja testar e inclui software de simulação, internet das coisas, cloud computing, big data, analytics e machine learning. Essa tecnologia cria uma representação virtual de um objeto, processo, espaço físico ou mesmo de toda a empresa.

Através da sua aplicação é possível acelerar o desenvolvimento de produtos, com redução nos custos de fabricação e manutenção. O gêmeo digital funciona como um modelo de atuação digitalizado para simulações que podem ser usadas como protótipos.

A aplicação desta tecnologia é muito ampla, com possibilidades para diversos segmentos. Atualmente é tecnologia é amplamente utilizada na otimização de infraestrutura, através da criação de modelos digital dos ativos da empresa. 

A Gartner aponta como uma das maiores tendências tecnológicas para os próximos anos devido a possibilidade que a esta tecnologia oferece para a otimização e manutenção de equipamentos. Seu uso permite reduzir o tempo de parada com redução de custos de operação.

Os gêmeos digitais fazem parte do que há de mais novo hoje no mercado. Integram a chamada indústria 4.0, que utiliza tecnologia de ponta em todos os setores do negócio. Com a transformação digital, os processos têm evoluído de maneira cada vez mais rápida e as empresas precisam acompanhar as novidades para garantirem competitividade.

O avanço de tecnologias como a internet das coisas, a inteligência artificial, machine learning, computação cognitiva, entre outras. Com o desenvolvimento de novas tecnologias inteligentes, será possível coletar dados que podem ser integrados com a cópia digital para o desenvolvimento de soluções melhores e mais personalizadas.

Quais as vantagens do Digital Twin?

Dentre as principais vantagens do gêmeo digital estão a assertividade e a previsibilidade. Isso, porque, a cópia virtualizada simula condições reais de operação. Com isso, os gestores têm a acesso a resultados reais daquilo que desejam colocar em prática. Confira outros 9 benefícios dessa tecnologia:

Insights

A partir do uso estratégico de dados sobre determinado produto e sobre o nível de satisfação do cliente, é possível identificar o potencial desses itens no mercado. Essas informações podem ser utilizados ainda para aprimoramento do produto e desenvolvimento de novas features complementares à experiência do usuário.

Otimização de recursos

O Digital Twin permite maior previsibilidade. Antes de colocar um projeto em prática, é possível saber o orçamento necessário. Dessa forma, não há necessidade de alocação de recursos em iniciativas que não rendam resultados efetivos e as chances de economia de recursos são ainda maiores.

Eficiência

O Digital Twin processa e organiza informações que garantem ao gestor a melhor tomada de decisão. Mesmo com o passar do tempo, a cópia virtualizada de um produto evolui em conjunto com o item real e é possível, até mesmo, compreender como ele se comporta em casos de mudanças ambientais, por exemplo;

Aumento da produtividade

A tecnologia permite identificação de problemas relacionados ao desenvolvimento e ao processo produtivo da empresa. Com a minimização de falhas e desperdícios de recursos, processos ficam cada vez mais produtivos e novas metas podem ser estabelecidas.

Maior visibilidade do ciclo de vida de produtos

Um dificuldade das empresas é ter uma estimativa mais precisa do ciclo de vida de seus produtos, operações ou processos.  A cópia virtualizada permite que esse cálculo seja feito da maneira mais precisa possível, identificando eventuais falhas que podem ser retrabalhadas.

Redução de interrupções

É possível saber exatamente a performance e capacidade de rendimento daquilo que se deseja testar por meio do Digital Twin. A partir da visualização das consequências e resultados, torna-se possível fazer um planejamento real do futuro seja do produto, operação ou projeto.

Inovação inteligente

Ao ter uma noção exata das possibilidades de rendimento e retorno daquilo que é testado, é possível inovar com cálculos assertivos de recursos, por exemplo. O aprimoramento de produtos pode ocorrer antes mesmo de serem colocados no mercado.

Automatização de ações

O gêmeo digital permite que o gestor visualize com facilidade quais processos ou ações podem ser automatizadas e, assim, gerarem retornos efetivos ao negócio. Com uma melhor aplicação dos ativos, fica garantida também uma maior durabilidade das soluções.

Qual o futuro do Digital Twin?

O Digital Twin está começando a ter impacto em nossa realidade, mas a tecnologia já oferece um grande potencial para as empresas. Sua aplicação na infraestrutura de TI das empresas permite ter recursos e equipamentos mais eficientes, através dos dados e informações para aprimoração continua.

O gêmeo digital tem grande apelo preditivo. Sua aplicação vai trazer ainda mais importância para os gestores de tecnologia dentro das organizações. Estes profissionais podem ter à sua disposição recursos mais inteligentes e estratégicos para o desempenho das atividades operacionais da empresa. 

Esses equipamentos e infraestrutura são ainda mais econômicos e contribuem com a continuidade operacional do negócio.

Quer saber mais sobre como as novas tecnologias tem impactado o mundo e transformação as empresas? Descubra agora em nosso material especial sobre a Globalização Digital.

Assine nossa
newsletter

    Ebook
    do mês

      Importante:
      Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições