Fale com um consultor Fale com consultor
Microcity

Diagnóstico de TI: A importância de avaliar a tecnologia da sua empresa

Diagnóstico de TI: A importância de avaliar a tecnologia da sua empresa

O diagnóstico de TI consiste na avaliação completa da infraestrutura e dos processos tecnológicos de uma empresa para a identificação de possíveis problemas, atualizações e oportunidades de melhorias. Essa análise permite ainda reduzir gastos desnecessários e ampliar a inteligência no uso dos recursos de TI.

 

É difícil imaginar um negócio atual que não possui processos intermediados pela TI. Com maior ou menor participação, a tecnologia influencia em cada vez mais setores do negócio. Esse grau de participação e maturidade da tecnologia no negócio é medido em um diagnóstico de TI.

Esse diagnóstico, como em um checkup de saúde, apresenta os problemas, riscos, vulnerabilidades e possíveis melhorias na infraestrutura de TI existente na empresa. E é com o diagnóstico em mãos que podemos planejar e investir em melhorias contínuas dessa infraestrutura.

Para que você entenda a importância de um diagnóstico da infraestrutura de TI da sua empresa e como fazer isso, preparamos esse artigo com as informações mais relevantes sobre o tema. Siga a leitura e veja por que você deveria saber o nível de maturidade da TI do seu negócio.

O que é o diagnóstico de TI?

Assim como na saúde, o diagnóstico é uma avaliação completa da infraestrutura de TI da empresa, mapeando possíveis problemas, riscos ou mesmo a possibilidade de melhorias. Esse diagnóstico submete hardwares, softwares, sistemas, redes e processos a uma análise profunda e criteriosa.

Preferencialmente executado por técnicos especialistas, o diagnóstico de TI inclui quatro grandes pilares, que marcam os ganhos reais que a empresa deve ter com a melhoria da tecnologia:

Dessa forma, o objetivo do diagnóstico é sempre encontrar oportunidades de melhoria contínua na infraestrutura de TI. Esta, por sua vez, deve evoluir sempre visando ao crescimento e sucesso do negócio.

E para proporcionar a inovação necessária para alcançar esses objetivos, o diagnóstico de tecnologia entrega o cenário real acerca da maturidade da infraestrutura da sua empresa.

O que é a maturidade de TI?

A transformação digital é um processo pelo qual muitas empresas já vêm passando. Mas, como se trata de um processo, há várias etapas envolvidas. Esses níveis de maturidade da TI envolvem não apenas o tipo de soluções adotadas pela empresa, mas como a TI é incorporada nos processos do negócio.

Ou seja, a maturidade de TI é a etapa em que a sua empresa se encontra na jornada da transformação digital. É comum que quatro níveis sejam listados:

TI Reativa

Nessa etapa, a inserção das soluções de TI na empresa ainda é primária e descoordenada. Não há padrões a serem seguidos e, normalmente, não existe sequer uma equipe de TI na empresa.

Esse estágio inicial de maturidade de TI traz resultados esporádicos e incipientes, já que funciona principalmente para resolver problemas momentâneos, sem estabelecer prioridades ou alinhar os objetivos ao negócio.

TI Eficiente

Nesse estágio de maturidade de TI, já existem processos definidos e padronizados. No entanto, o setor ainda é procurado para atender a pedidos específicos das áreas de negócio. É o primeiro passo em direção a um estreitamento nas relações entre a TI e as áreas de negócio.

Ainda assim, esse nível de maturidade costuma apresentar uma TI reativa, que está mais ocupada em resolver os problemas trazidos pelos outros setores. No máximo, existem algumas ações preventivas, que conseguem antecipar alguns problemas e descobrir a sua existência antes de causar algum prejuízo aos usuários.

TI Efetiva

Nesse estágio de maturidade de TI, o setor ganha força enquanto um prestador de serviço para o negócio, e não apenas uma área operacional. Assim, a TI já é capaz de identificar o que é melhor para a empresa, analisando o cenário de forma ampla e complexa e executando da melhor forma o que for necessário para alcançar os objetivos do negócio.

A principal característica desse estágio é o estabelecimento de uma gestão de serviços e da governança de TI. O setor está apto a priorizar tarefas e projetos, estabelecer indicadores de performance e acompanhar os resultados de seu desempenho.

TI Estratégica

Esse é o ápice da maturidade de TI, quando o setor consegue propor as soluções tecnológicas para criar diferenciação do negócio no mercado, gerando vantagem competitiva. Essa TI é proativa e, além de prever problemas e agir preventivamente, fornece informações valiosas sobre todos os processos da empresa.

Ou seja, além de ser capaz de manter toda a infraestrutura em pleno funcionamento, uma TI madura atua como agente de mudanças, liderando os processos de inovação e transformação. Uma TI estratégica também acompanha as evoluções do mercado, transformando o modelo de negócio.

Os processos e soluções tecnológicas da sua empresa atendem suas necessidades? A arquitetura de TI responde

Por que é importante fazer um diagnóstico de TI?

O diagnóstico da infraestrutura de TI proporciona agilidade e assertividade na proposição de soluções tecnológicas para a empresa. Quanto melhor você conhece a atual situação da TI do seu negócio, mais adequado será o planejamento para melhorias.

É por meio do diagnóstico que se identifica as melhores formas de se aproveitar os recursos já existentes, assim como as melhores soluções para o que deve ser reparado ou substituído. Além disso, é possível encontrar falhas que passariam despercebidas e poderiam gerar problemas mais graves.

Dentre os benefícios de se elaborar um bom diagnóstico de TI, podemos ressaltar:

  • Melhoria na segurança da informação;
  • Aperfeiçoamento de processos e dos indicadores que os mapeiam;
  • Funcionamento integrado e maior alinhamento de todos os setores com os objetivos do negócio;
  • Fluidez nos processos, proporcionando melhor desempenho e mais satisfação da equipe;
  • Redução de custos, com processos mais eficientes e diminuição de downtime e incidentes;
  • Avanço para maior maturidade da TI.

A melhor estratégia para realizar um bom diagnóstico de TI é contar com um parceiro especializado, que possa analisar de forma profunda as necessidades da sua empresa, e que conheça as soluções mais inovadoras do mercado.

Uma visão ampla e especialista permite uma avaliação mais completa, que compare a maturidade de TI e seu alinhamento estratégico com o negócio, as demandas de suas diferentes áreas, e ainda as soluções e tecnologias mais adequadas para as necessidades da empresa.

Assim, o diagnóstico de TI permite projetar a evolução da infraestrutura com melhoria contínua, criando condições para o crescimento do negócio, destaque e competitividade no mercado, e a conquista de resultados cada vez melhores.

Gostou desse conteúdo? Leia mais sobre a elaboração de uma RFP e conheça as estratégias para escolher o melhor fornecedor de tecnologia para a sua empresa.

Guia de melhores práticas para construção de RFP

Assine nossa
newsletter

    Ebook
    do mês