Microcity

Como trazer a destreza digital para a sua empresa e melhorar o desempenho do seu negócio

Como trazer a destreza digital para a sua empresa e melhorar o desempenho do seu negócio

O cenário mundial de grandes transformações e incertezas exige das organizações uma flexibilidade e atenção ao contexto como nunca vimos antes. É perceptível que os gestores têm mergulhado em tecnologia para entender como a transformação digital pode beneficiar o seu negócio, mas por aqui, queremos te apresentar a destreza digital.

Mesmo que os CIO’s direcionem os seus esforços para inovar e alcançar metas, 83% deles conseguem reconhecer que as suas tentativas ainda não produziram um bom resultado, e grande parte desse acontecimento se deve ao fracasso em trazer uma postura de destreza digital para as organizações.

Um dos maiores empecilhos para conseguir alcançar a transformação digital é através de uma mudança cultural que o mundo digital exige em qualquer empresa. Muitas organizações estão sempre lutando para conseguir chegar a um progresso condizente com a transformação atual dos negócios digitais, justamente porque ainda subestimam a necessidade de mudança das pessoas.

Afinal, o que é a Destreza Digital e porque é tão importante?

De maneira mais apropriada, a destreza digital inclui o interesse e a capacidade dos diretores e colaboradores de conseguir ter o mindset necessário para construir certos empreendimentos digitais, porém (e ao mesmo tempo) a competência e a habilidade de trabalhar digitalmente.

Falar com frequência sobre cultura organizacional é muito amplo para a maioria dos líderes de TI. No entanto, transformar a cultura em seus principais componentes e também entender como eles podem acelerar a transformação digital dos negócios, é o que chamamos de “destreza digital”, isto é, o conjunto de certas crenças, mindset e comportamentos do cotidiano.

A conscientização dos funcionários nas circunstâncias tanto internas quanto externas, sempre foi algo muito bem quisto devido ao seu impacto no desempenho individual. Dada a rapidez com que as mudanças atuais acontecem, esse entendimento se torna ainda mais necessário.

Adaptação é fundamental para a destreza digital

É bem provável que os colaboradores vejam os equipamentos com uma certa dificuldade ou desafio a ser superado e não como uma ferramenta que irá ajudá-lo a gerar resultados efetivos. Por vezes, a destreza digital dentro das empresas só é possível através de equipamentos mais novos e atualizados. 

É muito importante o CIO tenha a consciência de que um bom planejamento de TI requer um acompanhamento e um parceiro que entenda do que é necessário.

“Para escalar, precisamos de pessoas com destreza digital. Pessoas que são colaborativas, ágeis, analíticas, inovadoras e criativas. Pessoas que têm a capacidade e o desejo de explorar tecnologias existentes e emergentes para melhores resultados de negócios”, afirma Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisa do Gartner.

A adaptabilidade, que permite que os profissionais estejam abertos a novas formas de trabalhar, é outro ponto de atenção. 

A crescente presença de novas tecnologias aplicadas aos negócios exige que estejamos preparados para tudo. Nesse sentido, a adaptação pode refletir drasticamente no desempenho do negócio. 

Na computação em nuvem, por exemplo, empresas mais flexíveis tendem a ter maiores vantagens digitais e tecnológicas. Eles não precisam mais de custos fixos de servidor e infraestrutura, mas têm esses elementos contratados num modelo flexível. Podem escalonar rapidamente com base em novas necessidades, produtos e necessidades.

Conheça a Nuvem de Serviços Microcity

Saiba construir relacionamentos e influenciar os colaboradores

Essa é uma das habilidades que se torna ainda mais importante nesse caso. Na pesquisa feita pelo Gartner, apenas 17% das empresas possuíam líderes que davam algum tipo de exemplo de comportamento relacionado à destreza digital.

Segundo a pesquisa, essas organizações têm quase três vezes mais chances de usar novas tecnologias para melhorar o desempenho dos negócios.

A destreza digital deve ser uma das principais pautas dos conselhos, não apenas dos CIOs. Em função do papel central destes na ativação e manutenção da transformação digital, os CIOs têm um papel fundamental ao monitorar, atualizar e colocar a destreza digital como prioridade para o CEO.

Ainda tem dúvidas ou opiniões sobre o assunto? Gostou do que leu? Assine nossa newsletter, ou fale com os nossos consultores e garanta o sucesso de suas estratégias!

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições