Microcity

O que é destreza digital e como melhorar o desempenho do seu negócio?

O que é destreza digital e como melhorar o desempenho do seu negócio?

A destreza digital é a capacidade de explorar as aplicações tecnológicas em suas atividades cotidianas. Essa habilidade vem sendo cada vez mais exigida pelas empresas dos profissionais por estar relacionada a um posicionamento engajado e com o domínio técnico para utilizar novas ferramentas digitais.

 

O cenário mundial de grandes transformações e incertezas exige das organizações uma flexibilidade e atenção ao contexto como nunca vimos antes. É perceptível que os gestores têm mergulhado em tecnologia para entender como a transformação digital pode beneficiar o seu negócio, mas por aqui, queremos te apresentar a destreza digital.

Mesmo que os CIO’s direcionem os seus esforços para inovar e alcançar metas, 83% deles conseguem reconhecer que as suas tentativas ainda não produziram um bom resultado, e grande parte desse acontecimento se deve ao fracasso em trazer uma postura de destreza digital para as organizações.

Um dos maiores empecilhos para conseguir alcançar a transformação digital é através de uma mudança cultural que o mundo digital exige em qualquer empresa. Muitas organizações estão sempre lutando para conseguir chegar a um progresso condizente com a transformação atual dos negócios digitais, justamente porque ainda subestimam a necessidade de mudança das pessoas.

O que é a Destreza Digital e porque é tão importante?

De maneira mais apropriada, a destreza digital inclui o interesse e a capacidade dos diretores e colaboradores de conseguir ter o mindset necessário para construir certos empreendimentos digitais, porém (e ao mesmo tempo) a competência e a habilidade de trabalhar digitalmente.

Falar com frequência sobre cultura organizacional é muito amplo para a maioria dos líderes de TI. No entanto, transformar a cultura em seus principais componentes e também entender como eles podem acelerar a transformação digital dos negócios, é o que chamamos de “destreza digital”, isto é, o conjunto de certas crenças, mindset e comportamentos do cotidiano.

A conscientização dos funcionários nas circunstâncias tanto internas quanto externas, sempre foi algo muito bem quisto devido ao seu impacto no desempenho individual. Dada a rapidez com que as mudanças atuais acontecem, esse entendimento se torna ainda mais necessário.

Qual a importância da destreza digital nas empresas?

É bem provável que os colaboradores vejam os equipamentos com uma certa dificuldade ou desafio a ser superado e não como uma ferramenta que irá ajudá-lo a gerar resultados efetivos. Por vezes, a destreza digital dentro das empresas só é possível através de equipamentos mais novos e atualizados. 

É muito importante o CIO tenha a consciência de que um bom planejamento de TI requer um acompanhamento e um parceiro que entenda do que é necessário.

“Para escalar, precisamos de pessoas com destreza digital. Pessoas que são colaborativas, ágeis, analíticas, inovadoras e criativas. Pessoas que têm a capacidade e o desejo de explorar tecnologias existentes e emergentes para melhores resultados de negócios”, afirma Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisa do Gartner.

A adaptabilidade, que permite que os profissionais estejam abertos a novas formas de trabalhar, é outro ponto de atenção. 

A crescente presença de novas tecnologias aplicadas aos negócios exige que estejamos preparados para tudo. Nesse sentido, a adaptação pode refletir drasticamente no desempenho do negócio. 

Na computação em nuvem, por exemplo, empresas mais flexíveis tendem a ter maiores vantagens digitais e tecnológicas. Eles não precisam mais de custos fixos de servidor e infraestrutura, mas têm esses elementos contratados num modelo flexível. Podem escalonar rapidamente com base em novas necessidades, produtos e necessidades.

Qual o papel da liderança na destreza digital?

Saiba construir relacionamentos e influenciar os colaboradores. Essa é uma das habilidades que se torna ainda mais importante nesse caso. Na pesquisa feita pelo Gartner, apenas 17% das empresas possuíam líderes que davam algum tipo de exemplo de comportamento relacionado à destreza digital.

Segundo a pesquisa, essas organizações têm quase três vezes mais chances de usar novas tecnologias para melhorar o desempenho dos negócios.

A destreza digital deve ser uma das principais pautas dos conselhos, não apenas dos CIOs. Em função do papel central destes na ativação e manutenção da transformação digital, os CIOs têm um papel fundamental ao monitorar, atualizar e colocar a destreza digital como prioridade para o CEO.

Ainda tem dúvidas ou opiniões sobre o assunto? Gostou do que leu? Assine nossa newsletter, ou fale com os nossos consultores e garanta o sucesso de suas estratégias!

Assine nossa
newsletter

    Ebook
    do mês

      Damos valor à sua privacidade

      Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

      Cookies estritamente necessários

      Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

      Cookies de desempenho

      Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

      Cookies de funcionalidade

      Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

      Cookies de publicidade

      Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

      Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

      Importante:
      Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições