Microcity

Data Center: O que é e qual a importância para as empresas?

Data Center: O que é e qual a importância para as empresas?

O Data Center é o ambiente que concentra servidores, banco de dados e outros ativos de redes que processam grandes quantidades de informações. Eles tem como objetivo garantir a disponibilidade dos sistemas e plataformas tecnológicas que permitem o funcionamento da empresa.

 

As soluções de Data Center estão cada vez mais consolidadas dentro das organizações. Contratar uma boa empresa para fornecer este serviço certamente é imprescindível no mundo atual. 

Neste artigo iremos te explicar qual a importância de um bom serviço e quais vantagens ele irá trazer para a sua empresa. Vamos lá?!

O que é um Data Center?

Data center, ou em português “centro de processamento de dados”, é o local onde atuam os equipamentos de processamento, armazenamento e milhares de dados da empresa, dos clientes, dos colaboradores, e tudo o que for necessário. Dependendo do tamanho da organização, um data center pode conter milhares de servidores, banco de dados, entre outros fatores. 

O data center em “nuvem” é o mais atual e seguro. Ele é composto por inúmeros equipamentos interligados a uma rede, permitindo acesso e armazenamento de qualquer lugar do mundo a qualquer momento. 

Qual o melhor modelo para investir em um data center para empresa?

Optar por um investimento em uma infraestrutura de data center híbrida, é o mais inteligente a se fazer. A mescla de recursos físicos com recursos cloud computing além de ser bem mais barato do que uma estrutura tradicional, é muito mais seguro e prático para toda a organização. O gestor da empresa, pagará somente o que for necessário, e não contará com gastos não necessários, reduzindo custo e melhorando a economia da gestão.

Uma infraestrutura moderna é extremamente importante no âmbito empresarial.  Com a constante evolução da tecnologia, é fundamental que os gestores mantenham a sua equipe sempre bem treinada e atualizada para o que for necessário.

Qual a melhor solução de PC as a Service para sua empresa?

Por que contratar um data center para empresa?

É muito claro que, contratar um data center em nuvem é muito mais barato que manter um próprio. Justamente porque não será necessário investir em equipamentos caríssimos, contratar e treinar profissionais para manter um servidor. 

Com a implementação da nuvem através de uma empresa especializada, tudo isso fica por conta do fornecedor, toda a parte técnica, de manutenção e upgrades. 

Estamos sempre precisando de formas para fazer backups, como HD’s, SSD’s, entre outras formas não tão convencionais hoje em dia. Com o backup na nuvem você não terá esse problema, porque o espaço utilizado é totalmente expansível, o quanto for necessário. Desta forma todas as informações estão disponíveis e juntas em um mesmo local.

Nunca mais se preocupe com manutenção

A contratação de um Data Center as a Service, é fundamental para qualquer negócio. Questões importantes como: manutenção preventiva, acompanhamento de performance dos ativos contratados, relatórios de performance entre outros benefícios. A garantia da disponibilidade de uma equipe a qualquer momento que for necessário, é uma das melhores partes de se contratar uma empresa especializada nessa área. 

Customize seu projeto com a cara da sua empresa

Optando por investir em um Data Center as a Service, a empresa tem a possibilidade de escolher os recursos que mais necessita e trará mais vantagens para o seu negócio, sendo totalmente flexível. O produto será totalmente modelado a necessidade da sua empresa, e não o contrário.

Tenha segurança com suas informações na nuvem

A existência do data center está diretamente ligada a conexão com diversos dispositivos. A maior preocupação com quem gerencia o data center é a segurança com os variados tipos de informações e arquivos que estão armazenados na nuvem. 

Hoje em dia, com a quantidade de ciberataques que tem acontecido pelo mundo, é muito importante estar sempre atualizado com todos os sistemas e sempre atento a qualquer ataque e roubo de informações.

Sua empresa está protegida das ameaças de segurança da informação?

Esses equipamentos são feitos com o objetivos de processarem milhares de coisas ao mesmo tempo. Por conta disso, os locais onde ficam alocados todos os equipamentos necessários para ter um data center, são extremamente bem protegidos, com resfriamento necessário, sistema contra incêndio, e geralmente estão em lugares mais elevados contra inundações. 

Como você pode perceber, existem vários fatores para você investir em um data center em nuvem para a sua empresa. Com isso, o seu negócio pode contar com mais agilidade nas informações, seja entre funcionários ou com clientes. Ter uma maior flexibilidade para gerir todos os dados necessários contribui diretamente para a economia da organização.

Ainda tem dúvidas ou opiniões sobre o assunto? Gostou do que leu? Assine nossa newsletter para ter acesso às novidades mais relevantes do mercado da TI e garanta o sucesso de suas estratégias!

Assine nossa
newsletter

    Ebook
    do mês