Microcity

Conheça 5 tendências para investir em TI em 2018

Conheça 5 tendências para investir em TI em 2018

Quando o gerente de TI pensa que já está por dentro de todas as tecnologias existentes, surgem novas tendências no mercado que podem ser a solução para todos os problemas que a empresa enfrenta atualmente.

Para 2018 essa realidade não é muito diferente. Apesar de ainda se falar muito sobre Cloud, novas estratégias e desafios surgem para revolucionar o modo como as organizações trabalham.

Mesmo que você não pense em investir em nenhuma tecnologia por agora, é preciso saber como cada uma delas pode influenciar no seu negócio e na área que você atua.

Por isso, separamos as principais tendências tecnológicas para você ficar de olho no próximo ano.

 

1 – Solução híbridas para a nuvem

Em 2017, a demanda por cloud híbrida cresceu 20%, segundo uma pesquisa divulgada pela Locaweb. Como já dito aqui no blog, esse modelo de nuvem oferece muitas vantagens para o seu negócio, pois integra as melhores características de cada modelo.

Ela serve principalmente para as empresas que ainda possuem receios em migrar completamente os seus dados para a nuvem, já que eles são os bens mais preciosos de uma empresa e demandam uma forte segurança.

A tendência é de que no próximo ano as empresas continuem a fazer a jornada para a nuvem em busca de segurança, otimização de serviço, agilidade, escalabilidade, economia e muito mais.

 

2 – Segurança de Endpoint

Os ciberataques estão cada vez mais imprevisíveis e sofisticados. A tendência é que essa situação piore em 2018. Por isso, é preciso investir em segurança para garantir a integridade dos dados da sua empresa.

É visível que as empresas estão cada vez mais globalizadas, e isso se mostra na própria cultura de funcionários, que começam a trabalhar com os seus próprios gadgets, em diferentes lugares, aumentando assim o número de endpoints.

Por isso, a segurança de endpoint torna-se uma questão de prioridade para as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, que desejam manter as suas informações a salvo de malfeitores.

O problema é que os endpoints incluem, além de desktops, os smartphones, laptops, impressoras, tablets, e todos os outros dispositivos que compartilham dados entre si.

Olhando por esse ângulo, fica visível que, caso haja um ciberataque em qualquer uma dessas ferramentas, a segurança de todos os outros estará ameaçada também.

Os antivírus tradicionais deram conta de expulsar os vírus por algum tempo, mas, como dito acima, os novos malwares são desenvolvidos para se esquivarem de qualquer política de segurança que esses programas oferecem.

O problema é que não dá mais para esperar ser atacado para reagir. Por isso, a tendência é de que as empresas comecem a investir pesado nos novos produtos de segurança, conhecidos também como Next Generation Antivirus (NGAV).

Esse software é focado em prever, detectar e oferecer uma capacidade alta e rápida de resposta. Além disso, o gestor vai conseguir ter um controle maior sobre o comportamento do usuário antes que as ameaças de vírus cheguem ao setor interno.

 

3 – Investimento em TI para redução de custos

Um dos principais focos do gestor de TI para 2018 é continuar investindo em soluções que sejam capazes de reduzir custos para a empresa aumente a produtividade de serviço.

Esse desafio não é fácil, pois reduzir custos não pode trazer como consequência a perda na qualidade de atendimento e produtos que a empresa oferece. Mas existem duas estratégias que o profissional pode fazer para alcançar esse objetivo.

O primeiro deles é o corte de custos vertical. Essa é a solução que traz um resultado mais rápido em uma situação de emergência, porém prejudica a competitividade da empresa em longo prazo, já que envolve a redução de custos com equipe, de área e também de licenças.

Na contramão da redução de custos há o investimento em melhorias de processos e produtividade, esse tipo de ação exige certo gasto em tecnologia para melhorar a cadeia de processos, porém a médio e longo prazo isso acaba reduzindo custos que antes estavam escondidos e não eram mensurados.

 

4 – Blockchain

Muito se vem falando da criptomoeda Bitcoin. O Blockchain aparece como a tecnologia por traz da moeda virtual. O Blockchain é considerado um sistema de contabilidade.

Essa tecnologia tem como objetivo decentralizar através da base de dados de comunicação entre as pessoas sem uma intermediação. Ou seja, agora não há mais um Banco Central que produz e controla o número de moedas em circulação.

Apesar de parecer um pouco distante da nossa realidade, a tecnologia está cada vez mais em evidência. E a tendência é que em 2018 ela ganhará ainda mais visibilidade.

Por isso, é bom ficar atento para não ser pego desprevenido. Segundo o Gartner “a tecnologia mantém a promessa de mudar indústrias e, embora a conversa muitas vezes envolva oportunidades financeiras, a cadeia de bloqueios tem muitas aplicações potenciais no governo, saúde, distribuição de conteúdo, cadeia de suprimentos e muito mais”.

 

5 – Internet das coisas

A IoT foi um dos principais assuntos de 2017 e no próximo ano não será muito diferente. A cada dia que passa os nossos objetos estão mais interligados e facilitam a nossa vida através de suas funções.

Mas em 2018 entra um termo novo: “Coisas inteligentes”. Agora os objetos físicos vão além do que foram programados para fazer. Elas vão interagir de forma natural com usuário, além de oferecer soluções que ele nem sabia que precisava.
Através da Inteligência Artificial elas vão ter um sistema forte para suportar os funcionamentos mais avançados e as novas tecnologias que estão por vir.

Como você pôde perceber ao longo desta lista, 2018 promete ser um ano de muitos desafios. Mas quem estiver atualizado com as novas tecnologias já está um passo a frente.

A Cloud Computing continua em potência, mostrando que veio realmente para ficar. Por isso, é nítido que mais cedo ou mais tarde, a sua empresa vai ter que migrar para a nuvem.

Mas se você quer fazer esse processo aos poucos, não tem problema, nós criamos um material com tudo o que você precisa fazer sobre a jornada para a nuvem híbrida. Baixe o nosso e-book e boa leitura!

Aproveite e siga as nossas páginas do Facebook e LinkedIn para acompanhar todas as novidades do mercado de TI.

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Fale com a Microcity
Ou ligue para a Microcity (31) 2125.4200. Para contato comercial,
clique aqui.
Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições