A jornada para a nuvem é o processo de planejamento da transição da estrutura de TI da empresa para o modelo de cloud computing. A partir dela é possível evitar problemas que podem prejudicar a utilização da tecnologia e o desempenho operacional da empresa durante a migração.
Se você acompanha os textos do blog Microcitando, já deve ter percebido que a jornada para a nuvem é algo inevitável. Através dela, a sua empresa consegue diversas vantagens que ajudam a alavancar o negócio, além de melhorar o processo de trabalho dos funcionários e trazer inovação para a empresa.
Porém, há um receio muito grande diante da ideia de disponibilizar os dados em um ambiente on-line. Afinal, existem muitas informações importantes e sensíveis das empresas que são guardadas a 7 chaves. Por isso, devido a tantas notícias de vulnerabilidade desse ambiente, esse medo é completamente compreensível.
Mas, o que talvez você não saiba, ou ainda não tenha considerado, é que a sua empresa pode adotar uma nuvem híbrida. Essa solução consiste em orquestrar dois ou mais modelos de cloud. E também consegue somar um modelo de nuvem à computação tradicional da sua empresa.
Com isso, você não precisa abdicar de nenhuma estrutura, além de poder usufruir das vantagens que cada uma delas oferece. Assim, você poderá conhecer a tecnologia aos poucos e experimentar todas as ferramentas de segurança que a cloud disponibiliza para os seus dados. Depois, se necessário, você poderá migrar para a estrutura virtual.
Sabemos que muitas vezes investir em tecnologia pode parecer caro. Mas em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso buscar por soluções que ajudem o seu negócio a crescer e inovar.
Quando há um planejamento, levando em consideração a análise profunda da empresa e da área que ela atua, a organização consegue uma série de vantagens, entre elas, economizar e ter retorno de todo o investimento feito.
O problema é que esse processo envolve muita pesquisa sobre o negócio e quais as necessidades da empresa dentro da nuvem. E nem sempre o CIO tem a expertise necessária para conseguir operar e orquestrar a Cloud Computing.
Por isso, talvez seja necessário contratar uma prestadora de serviços, como a Microcity, para poder realizar esse processo para a sua empresa. A etapa de migração para a nuvem consiste em 5 passos:
Com o advento do Big Data, você precisa pensar em como armazenar e gerenciar os dados que surgem em uma velocidade incontrolável. E nesse quesito, a Cloud Computing pode ser uma ferramenta poderosa.
A migração para a nuvem é o primeiro passo rumo à transformação digital. Você está preparado (a)?
A Microcity está aqui para ajudar você nessa jornada. Por isso, criamos um material completo com tudo o que você precisa saber para aderir a essa tecnologia.
Ao longo do texto você vai ver:
Gostou? Baixe agora GRATUITAMENTE o e-book e boa leitura!
Para ficar por dentro de todas as novidades tecnológicas, não deixe de seguir as nossas redes sociais.