Microcity

Como as plataformas de automação na nuvem podem beneficiar sua equipe

Como as plataformas de automação na nuvem podem beneficiar sua equipe

Novas tecnologias surgem e, com elas, o desafio de implementá-las na empresa de forma que traga benefícios e retorno sobre investimento (ROI). Por serem novidades, as corporações ainda têm dúvidas sobre o modo de operacionaliza-las, quem será o responsável por esse serviço, se há necessidade de contratação de mão de obra, entre outras.

O Cloud Computing é um exemplo que se encaixa nos desafios que as empresas enfrentam atualmente. Você certamente já deve ter ouvido falar no termo, pois ele é o presente e o futuro do mundo dos negócios e quando bem utilizado, pode trazer diversos benefícios para a sua empresa.

Mesmo com inúmeras vantagens, ainda há um questionamento que paira sobre a cabeça dos gerentes de TI: como a equipe se dividirá para operacionalizar os dados na nuvem? Afinal, o profissional que gerenciar essa tarefa será responsável por:

• Escalar a infraestrutura de acordo com a exigência das demandas;
• Identificar falhas no serviço;
• Garantir as políticas de seguranças das informações;
• Certificar o cumprimento das normas e leis obrigatórias;
• Garantir a disponibilidade e desempenho;
• Configurar a elasticidade da infraestrutura da nuvem.

Esses processos manuais são extremamente repetitivos. Com isso, a sua equipe deixaria de investir energia para melhorar e inovar o seu negócio para focar em processos cansativos, que poderiam ser realizados por ferramentas disponibilizadas no mercado.

Se você enfrenta o problema acima, a chave pode estar na automação na nuvem. Neste artigo vamos te mostrar como essa solução funciona e os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio e processo de trabalho.

O que é automação na nuvem?

A automação na nuvem nada mais é do que automatizar todas as tarefas que envolvem o processo de gerenciamento da Cloud Computing, como as exemplificadas anteriormente. Essa ferramenta permite que, através da programação, o computador passe a operar tarefas de forma automática, sem precisar de alguém para operá-lo.

Uma pesquisa divulgada pelo Global Industry Analysts, fornecedor de pesquisa multi especializado, revela que o mercado global de automação pode chegar a US$ 55,7 bilhões até o ano de 2020. Esse resultado demonstra que as empresas já estão percebendo os benefícios da ferramenta para o seu negócio.

Quais são os benefícios das ferramentas para a sua empresa?

As corporações que conseguirem perceber as utilidades da automação na nuvem, de imediato ganharão vantagens competitivas no mercado, pois estarão à frente dos seus concorrentes. Saiba alguns privilégios em adotar a ferramenta:

Redução de despesas com o serviço de nuvem:

Um dos principais benefícios do Cloud Computing é a redução de despesas, já que a tecnologia não demanda infraestrutura física. Mas, ao adotar a automatização do processo, essa economia é ainda mais significativa.

Através de uma análise prévia, a ferramenta consegue identificar os horários em que o serviço não é utilizado e escalar a infraestrutura para cima ou para baixo, evitando gastos com recursos além do necessário.

Melhoramento na segurança de informações:

As informações são o bem mais precioso de uma empresa. Por isso, na hora de adotar alguma solução, a segurança deve ser um dos principais requisitos para se levar em conta.

Através da automação, você tem a certeza de que os seus dados estão protegidos e que, caso ocorra uma falha, o programa tomará medidas ágeis e eficientes, evitando que as brechas de segurança sejam aproveitadas por cibercriminosos.

Possibilidade de implementação da multicloud:

Quando a sua equipe de TI decide que a melhor alternativa para sua empresa é implementar a multicloud, a demanda pela ferramenta de automação torna-se essencial para o bom funcionamento da estratégia. Essa exigência acontece porque as tarefas de gerenciamento podem dobrar, triplicar ou quadriplicar, devido à utilização de várias nuvens em provedores distintos.

Uma alternativa utilizada em toda empresa, sem exceção, é o OpenStack, uma combinação de ferramentas de código aberto, que tem a capacidade de gerenciar múltiplas infraestruturas virtuais, tanto pública, quanto privada.

Aumento na produtividade da equipe de TI:

A partir de agora você poderá pensar em estratégias para alinhar a sua equipe de TI ao negócio. Afinal, as tarefas feitas por ela foram automatizadas e os profissionais poderão finalmente se concentrar em buscar novas estratégias, inovação e resultados para o seu empreendimento.

Auxilia na adoção da sustentabilidade:

Mesmo que não seja o objetivo inicial, a Cloud Computing torna a empresa mais sustentável, já que não precisa de atualização do parque tecnológico, pois o processamento é feito na nuvem e o ambiente do seu negócio se torna totalmente híbrido.

Assim, a corporação transforma a sua imagem perante o mercado e ganha uma vantagem competitiva a mais, visto que no mundo atual a preocupação com o meio ambiente tem aumentado e muitos clientes preferem consumir produtos de empresas que o protegem.

 

Como escolher a plataforma ideal de automação na nuvem para as suas necessidades

É preciso ser criterioso na hora de escolher uma plataforma que se adeque às suas necessidades. A Microcity, por exemplo, oferece o serviço de forma segura para facilitar a sua jornada para a Nuvem. Através da Cloud Trimodal, ela garante a disponibilidade da operação e a orquestração do ambiente híbrido.

O mercado dispõe de vários serviços de nuvem. Confira abaixo a lista com os principais requisitos de escolha para você fazer um bom negócio:
• Observe os certificados e credenciamentos da possível empresa que será contratada;
• Procure saber sobre as políticas de segurança oferecidas no contrato;
• Busque por opções que ofereçam flexibilidade e escalabilidade;
• Escolha o serviço de nuvem de acordo com o sistema operacional utilizado pela sua empresa;
• Veja se a contratada oferece as aplicações empresariais necessárias para o seu negócio;
• Conheça as opções de suporte que ela tem a oferecer.

Viu como a automação pode facilitar a sua jornada para a nuvem? A Microcity oferece todos os itens da lista acima para você se sentir seguro ao adquirir o nosso serviço de nuvem trimodal. Entre em contato e saiba mais: goo.gl/mrHCpw

Aproveite e siga as nossas páginas do Facebook e LinkedIn para acompanhar todas as novidades do mercado de TI.

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Fale com a Microcity
Ou ligue para a Microcity (31) 2125.4200. Para contato comercial,
clique aqui.