Microcity

Cloud computing: o que é, para que serve e como usar?

Cloud computing: o que é, para que serve e como usar?

Se você já salvou ou compartilhou um documento no Dropbox, usou o Google Maps ou ouviu uma música no Spotify, você já usou serviços em nuvem. Cloud computing, tendência mundial nos serviços de computação, vem trazendo soluções para todo tipo de necessidade da sociedade moderna.

Computação em nuvem (em inglês, cloud computing) é um conceito de serviços de computação sob demanda, acessados pela internet. Essa tecnologia é a principal responsável pela possibilidade atual de trabalho remoto, além do acesso e edição de dados colaborativamente. Preparamos esse conteúdo para você entender melhor o que é esse serviço.

O que é cloud computing e como funciona?

Muita gente ainda tem dificuldade de compreender o que é o armazenamento na nuvem tão falado. Onde fica a nuvem? O que é a nuvem? Ela existe fisicamente?

A nuvem nada mais é do que vários grandes data centers espalhados pelo mundo. Seus dados podem estar armazenados ou ser processados em servidores no Brasil, Japão, Índia ou qualquer lugar do mundo, por exemplo. Além de haver cópias de segurança desses dados em outros locais.

A ideia de “nuvem” surgiu pela noção de que esses dados podem estar em qualquer lugar, a qualquer momento. Assim, podemos acessar e interagir com esse conteúdo de qualquer lugar do mundo, basta ter o acesso autorizado e autenticado. O único requisito é uma conexão à internet.

Cloud computing é a oferta de serviços de TI baseada nesse tipo de armazenamento. Assim, a empresa contrata os serviços exigidos para suprir sua demanda sem necessidade de montar uma enorme estrutura física de TI.

De imediato, duas vantagens da adoção de computação em nuvem são detectadas: acesso remoto aos dados e softwares da organização e redução no custo de infraestrutura.

Quais são os tipos de nuvem?

A cloud computing pode facilitar no processo de trabalho e ajudar nos resultados da sua empresa. Cada tipo de cloud tem uma característica próprio que pode modificar a aplicação na sua empresa.

Nuvem Privada

A Nuvem Privada é construída para um usuário ou empresa. Todos os conteúdos armazenados nesse servidor só podem ser acessados por quem tem autorização. Sua execução é feita através de um data center e é personalizada de acordo com as necessidades da organização.

Esse tipo de serviço é ideal para as empresas que precisam manter sigilo sobre seu negócio.

Nuvem Pública

A nuvem pública é gerenciada por uma empresa especializada e compartilhada por várias empresas. A empresa administradora é responsável gestão e segurança dos dados. Geralmente, ela é contratada por assinatura e pode ser expandida de acordo com a necessidade dos usuários. 

Esse modelo de serviço é mais usado por empresas que buscam um serviço com melhor custo-benefício.

Nuvem Híbrida

Já a Nuvem Híbrida é uma junção dos dois tipos. Com ela é possível criar sistemas de nuvem privada e pública. Assim, assuntos confidenciais podem ser protegidos a partir do serviço privado e as outras informações podem ser compartilhadas através da nuvem pública. Saiba as vantagens de adotar esse tipo de Cloud.

Por que cloud computing?

Como dito acima, cloud computing é um serviço adquirido sob demanda, ou seja, você paga pelo que consome. Assim, os custos com datacenters e servidores são substituídos por custos reduzidos e variáveis, de acordo com a necessidade em cada momento da sua empresa.

O já mencionado acesso remoto também apresenta várias oportunidades de evolução para o seu negócio. Desde a possibilidade de trabalho remoto, que tem demonstrado aumentar a produtividade nas empresas, ao controle de todos os processos e centralização de dados em um só lugar. Sem falar na facilidade do acesso a métricas para analisar e repensar as estratégias da empresa.

Quer mais vantagens? Agilidade nos processos, maior facilidade para recuperação de dados e integração de sistemas também geram melhores resultados de negócios.

A contrapartida a todos os benefícios apresentados é a segurança. Muitas pessoas desconfiam da segurança de manter dados sensíveis ou confidenciais de sua empresa armazenados em nuvem, sob o risco de ataques de hackers e vazamento de dados.

Para amenizar essa desvantagem, é essencial investir em recursos de segurança de TI, como firewalls e antivírus em nuvem. Contar com profissionais especialistas em segurança da informação também é importante para garantir a proteção dos dados da sua empresa.

Como a cloud computing ajuda a reduzir custos nas empresas?

Manter uma base de dados dentro da empresa pode ser altamente caro. Todo esse circuito que sustenta esse centro de informações ativo desprende grande esforço e custo para as empresas. A nuvem oferece essa facilidade para as empresas.

Além de garantir a integridade das informações, a solução de nuvem é capaz de gerir e facilitar o uso de tendências de TI nas organizações, como Big Data, Business Intelligence e Analytics, aplicativos e  mobilidade com um custo muito mais baixo.

Se bem utilizada, a sua empresa vai conseguir aperfeiçoar processos e ganhar vantagens competitivas no mercado. Além de economizar com equipamentos e mão de obra.

Entenda agora como essa solução pode ajudar na redução de custos na operação da sua empresa.

Flexibilidade

A escalabilidade da Cloud Computing se tornou uma solução viável para atender de forma inteligente a demanda por automação requerida pelos negócios. Usando serviços baseados em computação em nuvem, é possível aumentar ou diminuir a escala dos seus recursos de acordo com necessidades instantâneas. 

Para um e-commerce, por exemplo, seria viável aumentar o processamento em um período de promoções. O serviço pode se adequar conforme a necessidade de armazenamento e processamento da empresa. Isso é feito instantaneamente, praticamente com um clique.

Sendo assim, é possível aumentar ou reduzir a capacidade dos servidores sem que sejam necessários grandes investimentos (em estruturas, equipamentos e equipes). O mesmo serve para sistemas de gestão, já que o serviço escalável permite que sejam adicionadas novas funcionalidades ou quantidades de usuários e você não precisa investir em um novo sistema para isso, além de ter os recursos sempre atualizados.

Produtividade

Além de economizar financeiramente, o suporte que o Cloud Computing oferece ao negócio a possibilidade para que os funcionários produzam mais

Com a tecnologia, os dados podem ser acessados de qualquer lugar e plataforma. A Cloud Computing automatiza os processos, como análise e backup. Detalhes do dia a dia que atrasam o processo de trabalho.

Dessa forma a solução permite com que a equipe de TI fique livre para pensar em outros projetos que apoiem o negócio da empresa. Além disso, com o acesso remoto às informações, o profissional poderá acessar e operar os dados de onde e quando quiser e através de qualquer dispositivo, como desktops, notebooks, smartphones e tablets.

Backup e recuperação de arquivos

Ao colocar os dados da empresa onde você trabalha em um servidor externo, a equipe não precisará mais se preocupar com a perda de arquivos, já que eles estarão altamente seguros em um ambiente extra escritório/empresa.

Em caso de catástrofes, acidentes com as máquinas, roubo ou qualquer outro fator que danifique a estrutura que armazena as informações da empresa, os dados não serão afetados, já que a central de armazenamento não estará naquele local. A Cloud Computing sugere a ideia de independência geográfica, ou seja, os dados não ficam armazenados em apenas um local, mas são replicados em diversos servidores espalhados pelo mundo.

Sustentabilidade

A economia da implementação do Cloud Computing se torna ainda mais fácil de ser notada quando entende-se, desde o princípio, alguns cortes de gastos que, inclusive, podem estar ligados à sustentabilidade.

Ser sustentável é mais do que um título que está em alta. Prezar pelo cuidado à natureza também significa gastar menos energia elétrica, o que representa uma diminuição bastante significativa no final do mês com a conta de luz da empresa. Tudo isso porque todo o valor empregado em manter o espaço, a energia e a refrigeração é diminuído e pode ser investido em outras áreas de interesse da empresa.

Quais são modelos de serviço de cloud?

Não importa o tamanho ou o setor econômico de atuação da sua empresa. Os serviços de computação em nuvem podem atender às suas necessidades de acordo com as estratégias de TI adotadas. Destacamos os três principais modelos de serviço ofertados atualmente:

Software como serviço (SaaS)

No formato mais conhecido entre as organizações, é possível utilizar softwares em nuvem, sem precisar instalá-los na estação de trabalho. O acesso aos aplicativos pode ser feito em qualquer dispositivo conectado à internet. É comum o uso de ferramentas como o Office 365 e o Microsoft Office, além dos serviços do Google.

O software como serviço é contratado com base em assinaturas, ou seja, paga-se pelo número de licenças e permissões de acesso. Assim, não é necessário comprar o software e se ocupar com atualizações.

Plataforma como serviço (PaaS)

No modelo PaaS, é ofertada uma plataforma completa de desenvolvimento na nuvem. A empresa que contrata esse tipo de serviço não precisa se preocupar com a compra e o gerenciamento de licenças de softwares, servidores e firewalls de rede. Também fica por conta do fornecedor o gerenciamento de banco de dados, poupando sua empresa de investimentos com estruturas de datacenters próprios.

Assim, você não precisa se preocupar com o gerenciamento da infraestrutura e pode focar nas estratégias do seu negócio e na melhoria dos resultados.

Infraestrutura como serviço (IaaS)

O IaaS é o modelo de serviço que oferece o mais alto nível de flexibilidade e controle sobre os recursos de TI.

Isso quer dizer servidores virtuais, conexões de rede, largura de banda, endereços IPs e serviços de balanceamento em localidades diferentes, sem precisar investir em equipamentos próprios. IaaS pode, ainda, ser oferecido em nuvem ou com a estrutura de um fornecedor especializado no assunto.

Para a gestão de TI da sua empresa, isso significa a infraestrutura ideal pelo orçamento mais vantajoso.

Como trabalhar com cloud computing?

Se você está interessado em se especializar e trabalhar com cloud computing, saiba que essa nova área da TI está em crescimento e demanda habilidades cada vez mais sofisticadas.

Como o profissional especializado em computação em nuvem ainda é relativamente novo no mercado, não existe um caminho formativo específico para seguir. O importante é compreender as necessidades do mercado e buscar desenvolver as habilidades necessárias para atuar na área.

É inegável que a computação em nuvem é o futuro que já chegou. Tudo acontece na nuvem. Do gerenciamento de grandes grupos corporativos a jogos online, cloud computing é a tecnologia por trás do funcionamento de tudo.

Se interessou por cloud computing e precisa de soluções híbridas de servidores e data centers? Fale com um de nossos consultores e conheça as melhores opções.

Assine nossa
newsletter

    Ebook
    do mês

      Importante:
      Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições