Microcity

Cloud computing: o que é, para que serve e como usar?

Cloud computing: o que é, para que serve e como usar?

Se você já salvou ou compartilhou um documento no Dropbox, usou o Google Maps ou ouviu uma música no Spotify, você já usou serviços em nuvem. Cloud computing, tendência mundial nos serviços de computação, vem trazendo soluções para todo tipo de necessidade da sociedade moderna.

Computação em nuvem (em inglês, cloud computing) é um conceito de serviços de computação sob demanda, acessados pela internet. Essa tecnologia é a principal responsável pela possibilidade atual de trabalho remoto, além do acesso e edição de dados colaborativamente. Preparamos esse conteúdo para você entender melhor o que é esse serviço.

O que é cloud computing e como funciona?

Muita gente ainda tem dificuldade de compreender o que é o armazenamento na nuvem tão falado. Onde fica a nuvem? O que é a nuvem? Ela existe fisicamente?

A nuvem nada mais é do que vários grandes data centers espalhados pelo mundo. Seus dados podem estar armazenados ou ser processados em servidores no Brasil, Japão, Índia ou qualquer lugar do mundo, por exemplo. Além de haver cópias de segurança desses dados em outros locais.

A ideia de “nuvem” surgiu pela noção de que esses dados podem estar em qualquer lugar, a qualquer momento. Assim, podemos acessar e interagir com esse conteúdo de qualquer lugar do mundo, basta ter o acesso autorizado e autenticado. O único requisito é uma conexão à internet.

Cloud computing é a oferta de serviços de TI baseada nesse tipo de armazenamento. Assim, a empresa contrata os serviços exigidos para suprir sua demanda sem necessidade de montar uma enorme estrutura física de TI.

De imediato, duas vantagens da adoção de computação em nuvem são detectadas: acesso remoto aos dados e softwares da organização e redução no custo de infraestrutura.

Por que cloud computing?

Como dito acima, cloud computing é um serviço adquirido sob demanda, ou seja, você paga pelo que consome. Assim, os custos com datacenters e servidores são substituídos por custos reduzidos e variáveis, de acordo com a necessidade em cada momento da sua empresa.

Sim, de acordo com o momento. Usando serviços baseados em computação em nuvem, é possível aumentar ou diminuir a escala dos seus recursos de acordo com necessidades instantâneas. Para um e-commerce, por exemplo, seria viável aumentar o processamento em um período de promoções. Isso é feito instantaneamente, praticamente com um clique.

O já mencionado acesso remoto também apresenta várias oportunidades de evolução para o seu negócio. Desde a possibilidade de trabalho remoto, que tem demonstrado aumentar a produtividade nas empresas, ao controle de todos os processos e centralização de dados em um só lugar. Sem falar na facilidade do acesso a métricas para analisar e repensar as estratégias da empresa.

Quer mais vantagens? Agilidade nos processos, maior facilidade para recuperação de dados e integração de sistemas também geram melhores resultados de negócios.

A contrapartida a todos os benefícios apresentados é a segurança. Muitas pessoas desconfiam da segurança de manter dados sensíveis ou confidenciais de sua empresa armazenados em nuvem, sob o risco de ataques de hackers e vazamento de dados.

Para amenizar essa desvantagem, é essencial investir em recursos de segurança de TI, como firewalls e antivírus em nuvem. Contar com profissionais especialistas em segurança da informação também é importante para garantir a proteção dos dados da sua empresa.

Quais são modelos de serviço de cloud?

Não importa o tamanho ou o setor econômico de atuação da sua empresa. Os serviços de computação em nuvem podem atender às suas necessidades de acordo com as estratégias de TI adotadas. Destacamos os três principais modelos de serviço ofertados atualmente:

Software como serviço (SaaS)

No formato mais conhecido entre as organizações, é possível utilizar softwares em nuvem, sem precisar instalá-los na estação de trabalho. O acesso aos aplicativos pode ser feito em qualquer dispositivo conectado à internet. É comum o uso de ferramentas como o Office 365 e o Microsoft Office, além dos serviços do Google.

O software como serviço é contratado com base em assinaturas, ou seja, paga-se pelo número de licenças e permissões de acesso. Assim, não é necessário comprar o software e se ocupar com atualizações.

Plataforma como serviço (PaaS)

No modelo PaaS, é ofertada uma plataforma completa de desenvolvimento na nuvem. A empresa que contrata esse tipo de serviço não precisa se preocupar com a compra e o gerenciamento de licenças de softwares, servidores e firewalls de rede. Também fica por conta do fornecedor o gerenciamento de banco de dados, poupando sua empresa de investimentos com estruturas de datacenters próprios.

Assim, você não precisa se preocupar com o gerenciamento da infraestrutura e pode focar nas estratégias do seu negócio e na melhoria dos resultados.

Infraestrutura como serviço (IaaS)

O IaaS é o modelo de serviço que oferece o mais alto nível de flexibilidade e controle sobre os recursos de TI.

Isso quer dizer servidores virtuais, conexões de rede, largura de banda, endereços IPs e serviços de balanceamento em localidades diferentes, sem precisar investir em equipamentos próprios. IaaS pode, ainda, ser oferecido em nuvem ou com a estrutura de um fornecedor especializado no assunto.

Para a gestão de TI da sua empresa, isso significa a infraestrutura ideal pelo orçamento mais vantajoso.

Como trabalhar com cloud computing?

Se você está interessado em se especializar e trabalhar com cloud computing, saiba que essa nova área da TI está em crescimento e demanda habilidades cada vez mais sofisticadas.

Como o profissional especializado em computação em nuvem ainda é relativamente novo no mercado, não existe um caminho formativo específico para seguir. O importante é compreender as necessidades do mercado e buscar desenvolver as habilidades necessárias para atuar na área.

É inegável que a computação em nuvem é o futuro que já chegou. Tudo acontece na nuvem. Do gerenciamento de grandes grupos corporativos a jogos online, cloud computing é a tecnologia por trás do funcionamento de tudo.

Se interessou por cloud computing e precisa de soluções híbridas de servidores e data centers? Fale com um de nossos consultores e conheça as melhores opções.

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições