Fale com um consultor Fale com consultor
Microcity

Quando atualizar o sistema operacional da sua empresa?

Quando atualizar o sistema operacional da sua empresa?

A atualização de sistema operacional é uma necessidade das empresas num momento que surgem plataformas mais modernas, eficientes e seguranças. A manutenção de um sistema desatualizado pode gerar brechas de segurança que representam riscos para os dados corporativos das organizações.

 

Em janeiro de 2020 , o suporte ao Windows 7 chegou ao fim. Por conta disso, neste momento, quem usava o sistema operacional (SO) da Microsoft deixou de receber atualizações gratuitas de segurança. 

Pode parecer exagero se preocupar no primeiro momento. Afinal, o Windows 7 continua funcionando. Mas, será que vale mesmo a dor de cabeça de manter máquinas defasadas e vulneráveis a ataques?

Este momento de transição na época se mostrou uma oportunidade ideal de atualizar o parque computacional da empresa. Para isso era necessário investir uma nova estratégia para não ficar mais de fora de outras novidades. Só que nem todas as empresas aderiram a essa atualização de sistema operacional, ampliando as possibilidades de eventuais problemas para a organização.

Como a falta de atualização gera problemas de segurança para as empresas?

Será que é mesmo uma boa decisão economizar quando o cerne da redução de custos envolve a segurança da informação de uma empresa? É este o principal ponto de debate quando se fala na atualização de um sistema operacional.

De um lado está o risco de algum ataque. De outro, as despesas e outros recursos necessários para promover uma atualização completa. Quando esses elementos são colocados na balança, o que acaba pesando é a economia imediata. 

Segundo um estudo da empresa de cibersegurança Kaspersky, por exemplo, 41% dos usuários ainda utilizam sistemas operacionais que foram ou estão prestes a serem descontinuados. Ou seja, ainda tem muita gente postergando uma atualização e colocando operações internas em risco.

Como a atualização de sistema operacional contribui para a segurança digital?

O que muitos negócios não compreendem é que esse risco é gigantesco. A lógica do pensamento é simples e clara: à medida que as novidades tecnológicas aparecem, as ameaças cibernéticas também se especializam. 

Nesse contexto, a falta de uma atualização de segurança de uma máquina faz com que a empresa não tenha as “armas” mais adequadas para lidar com essas ameaças. Isso porque essas atualizações costumam corrigir erros e brechas utilizadas por ataques hackers, diminuindo a chance de problemas.

Quando não recebem essa assistência, o resultado pode ser desastroso, causando vazamento de informações sigilosas, roubo de dados e, por fim, um enorme prejuízo.

Se acha que é exagero, lembre-se do que aconteceu em 2017, em um episódio conhecido como WannaCry. Foi quando mais de 200 mil máquinas com sistema operacional da Microsoft sofreram um ataque hacker, que “sequestrou informações” de milhares de usuários em todo o mundo.

Em 2019, a Microsoft solicitou que todos seus usuários a atualizar seu sistema operacional para sanar outra brecha de segurança. A má notícia é que, quanto mais antiga a versão do Windows, mais vulnerável o computador fica.

Quais são os benefícios de migrar para o Windows 10?

Diante de tantos riscos que já foram identificados, e de outros que podem surgir, é essencial pensar na migração como uma atitude estratégica.

Com ela, usuários passarão a contar com um sistema operacional muito mais equipado para protegê-los de ameaças online. Isso porque recebe atualizações gratuitas e periódicas da Microsoft. 

A empresa também terá um parque tecnológico mais adequado e confiável, que permite a troca de informações, armazenamento de dados estratégicos e outras funcionalidades.

Além da segurança, vale ressaltar as possibilidades de se fazer mais com o Windows 10. Esse sistema operacional tem se estabelecido de maneira a atender aos desafios atuais e a oferecer a seus usuários uma interface mais personalizável, amigável e prática.

O Windows 10 tem o desafio de ser multiplataforma, suportando que o usuário acesse programas e documentos de equipamentos distintos. Com ele, por exemplo, você pode acessar informações que estariam disponíveis apenas em sua máquina, pela tela de um tablet.

Quem conta com o novo sistema operacional também terá mais agilidade em seu dia a dia. Isso porque o SO conta com o DirectX 12. A versão mais recente da API da Microsoft, que permite a troca de informações entre programas de forma ainda mais rápida. 

Como planejar a troca do sistema operacional?

A atualização do Windows 7 para o 10 pode parecer uma tarefa simples e pouco complexa. No entanto, é essencial que a empresa realize uma análise mais cuidadosa de seu parque tecnológico, porque a tarefa pode revelar necessidades ainda maiores.

O alerta se faz necessário porque versões mais antigas de computadores não suportam o Windows 10. Ou seja, em muitos casos será necessário pensar em um planejamento mais amplo, que envolva a substituição de equipamentos.

Nesse contexto, vale a pena considerar a opção do outsourcing de TI. O serviço vai garantir uma troca rápida e eficiente de computadores, equipados com o novo sistema operacional da Microsoft e com todas as licenças necessárias para a execução de tarefas diárias.

Com a modalidade, a empresa passará a contar com um parque tecnológico novo, adequado às suas necessidades e pronto para atuar diante dos desafios e oportunidades da Quarta Revolução Industrial.

A segurança também vai ganhar, já que as equipes passarão a trabalhar em ambientes mais seguros, que protegem a troca de informações.

O momento de atualização do sistema operacional pode ser ideal, ainda, para que profissionais tenham uma experiência mais positiva com o armazenamento em nuvem e mais segurança com o backup de dados. Quem deseja trabalhar em plataformas variadas também pode contar com uma solução personalizada para esse fim.

Como o outsourcing de TI ajuda na atualização de sistema operacional?

A boa notícia é que há diversas modalidades de outsourcing de TI que você pode optar para apoiá-lo em seus desafios internos.

Se preferir a segurança de contar com uma empresa com 35 anos de experiência no setor de Tecnologia da Informação, você terá ainda mais vantagens. Com um modelo de atendimento que abrange todo o território brasileiro, a Microcity vai garantir uma solução rápida, eficiente e barata para seu negócio.

Será a chance de estabelecer uma parceria que também envolve consultoria especializada e suporte técnico sempre e quando necessário.

Além disso, a Microcity vai além. Ciente dos desafios da mudança do sistema operacional, a empresa oferece o upgrade para o Windows 10 com uma condição especial. Ficou interessado?

Fale com um dos nossos consultores e saiba mais!

Assine nossa
newsletter

    Ebook
    do mês

    Blog

    Acessar
    10 motivos pelos quais sua empresa deve contratar a Microcity
    Saiba mais
    Como entender a fundo o que acontece na sua empresa?
    Saiba mais
    Entenda como o outsourcing de TI pode facilitar a gestão no dia a dia
    Saiba mais

    PC as a Service Microcity: mais disponibilidade com redução de custos. Descubra mais!

    Baixar