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BPO: Entenda o que é e quais as vantagens para otimizar resultados de TI

BPO: Entenda o que é e quais as vantagens para otimizar resultados de TI

O BPO (Business Process Outsourcing) se refere a terceirização das atividades importantes para o negócio e que não tem relação direta com o seu core business. Ao contar com um parceiro especializado para executá-la, o negócio pode se focar em suas atividades principais, garantindo maior produtividade e eficiência da sua equipe.

 

A preocupação constante em otimizar processos e atividades operacionais da empresa é a razão pela qual gestores de várias áreas encontram no Business Process Outsourcing uma solução inteligente. Para uma área tão fundamental para o desenvolvimento do negócio como a TI, não poderia ser diferente.

Empresas cada vez mais digitais e automatizadas demandam um gerenciamento de TI altamente especializado e soluções inovadoras, aliados a custos reduzidos e processos otimizados. O BPO oferece tudo isso, se tornando uma boa alternativa para a gestão de tecnologia.

Para que você conheça mais sobre esse modelo de prestação de serviço, preparamos esse artigo com as principais informações sobre o BPO e como ele pode ser o segredo para otimizar os resultados da TI da sua empresa.

O que é Business Process Outsourcing (BPO)?

O serviço de Business Process Outsourcing (Terceirização de Processos do Negócio, em português) é a contratação de uma empresa para tomar conta de processos e tarefas não relacionados ao core business. Essas tarefas podem ser dos setores administrativo, contábil, jurídico, marketing, RH, TI, entre outros.

O objetivo principal do BPO é entregar nas mãos de parceiros especialistas os processos que não configuram a atividade principal da empresa. Assim, sobram recursos e foco para melhorar os resultados do negócio.

Apesar da grande proximidade, o BPO se diferencia da terceirização pela especificidade do serviço a ser prestado. O Business Process Outsourcing fornece, de forma mais completa e complexa, soluções desenvolvidas especialmente para as necessidades da sua empresa.

Um diagnóstico preliminar profundo permite que seu parceiro de TI elabore um serviço específico para atender à demanda da sua empresa. Essa solução carregará as inovações e tecnologias mais adequadas para otimizar o desempenho do negócio e melhorar seus resultados.

A adoção do modelo BPO confia a gestão dos processos à empresa parceira. Assim, esse trabalho passa a ser desenvolvido por especialistas dedicados exclusivamente a isso, aumentando a eficiência da gestão e dos processos.

Por outro lado, a terceirização é um serviço bem mais simples, que pode se resumir à contratação de um único profissional para realizar um trabalho específico, por exemplo.

Outsourcing e TI precisam fazer parte do planejamento da sua empresa

Quais as vantagens do BPO na área de TI?

A primeira vantagem apontada para a terceirização de processos é a redução dos custos. O outsourcing de TI permite que sua equipe interna seja mais enxuta, além de diminuir o impacto financeiro do investimento na infraestrutura.

Assim, é possível contar com as tecnologias mais inovadoras para o seu setor, além de mantê-las atualizadas e em bom funcionamento, sem a necessidade de investir altas quantias na compra de ativos de TI. Essas soluções são importantes para contribuir com a inovação e o crescimento das empresas.

Para além do financeiro, a qualidade dos serviços prestados é mais um benefício da adoção do BPO. O parceiro especializado em TI tem condições de oferecer soluções com agilidade para as necessidades da empresa, e maior conhecimento das tendências do mercado e das inovações tecnológicas.

Por isso que este modelo de contratação de serviços é considerado uma importante tendência para o futuro das empresas. Seu funcionamento permite à organização focar seus esforços, orçamento e inteligência em atividades relacionadas ao seu core business, sem a preocupação de cuidar de atividades operacionais.

O padrão da qualidade do serviço prestado, além da priorização e sequenciamento adequados das demandas, são questões que devem ser estabelecidas no SLA. O acordo é importante para que o serviço do parceiro de TI esteja sempre de acordo com as expectativas da sua empresa.

Manter uma equipe interna tão completa é caro e contraproducente, pois haverá profissionais altamente capacitados ociosos na maior parte do tempo. Seu parceiro, cujo core business é a tecnologia, está preparado para oferecer equipes especializadas em diferentes áreas que sua empresa necessite sem onerar a folha de pagamento.

A disponibilidade de uma equipe capacitada e especialista em TI permite que a tecnologia da empresa seja planejada de forma muito mais eficiente, estratégica e segura. Enquanto isso, os esforços da equipe interna podem estar totalmente focados no core business.

O que considerar ao buscar um parceiro de TI para BPO?

Em geral, os principais receios da gestão de TI ao buscar um parceiro de BPO são relativos à segurança dos dados, controle da gestão e possíveis falhas na entrega dos serviços. Na maioria dos casos, o SLA consegue abordar esses tópicos.

A elaboração de uma RFP, permite identificar as principais necessidades da sua empresa. A partir dos principais problemas e dificuldades da sua empresa em relação à utilização da tecnologia, seu negócio consegue orientar a escolha do melhor parceiro de acordo com as características do serviço prestado.

Ainda assim, a escolha por uma empresa de confiança e com credibilidade para operar os processos de TI do seu negócio deve ser feita com cautela e segurança. Por isso, procure conhecer os serviços oferecidos e as soluções disponibilizadas pela sua parceira de TI.

Sistemas de monitoramento e controle à distância podem ser estabelecidos, garantindo que você possa acompanhar tudo o que acontece na gestão de TI da sua empresa. Em negócios que estão operando em trabalho remoto, essas soluções podem contribuir para o desenvolvimento da produtividade dos colaboradores e dos seus gestores.

Além disso, é importante conhecer os recursos de segurança da informação empregados pela prestadora. Medidas robustas e consistentes são fundamentais para garantir a proteção dos dados da sua empresa e de seus clientes ao adotar o BPO.

Na área de TI é importante considerar ainda as soluções que a empresa parceira oferece para a implementação de tecnologias disruptivas e a atualização da infraestrutura tecnológica. Com o surgimento de inovações que podem contribuir com a prestação de serviços da sua empresa, esse parceiro pode agregar as tecnologias mais modernas que contribuam com o crescimento do seu negócio.

A Microcity é reconhecida por oferecer as melhores soluções de TI para seus parceiros. Conheça o nosso serviço de PC as a Service e saiba como podemos melhorar a TI da sua empresa.

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