O BPO (Business Process Outsourcing) se refere a terceirização das atividades importantes para o negócio e que não tem relação direta com o seu core business. Ao contar com um parceiro especializado para executá-la, o negócio pode se focar em suas atividades principais, garantindo maior produtividade e eficiência da sua equipe.
A preocupação constante em otimizar processos e atividades operacionais da empresa é a razão pela qual gestores de várias áreas encontram no Business Process Outsourcing uma solução inteligente. Para uma área tão fundamental para o desenvolvimento do negócio como a TI, não poderia ser diferente.
Empresas cada vez mais digitais e automatizadas demandam um gerenciamento de TI altamente especializado e soluções inovadoras, aliados a custos reduzidos e processos otimizados. O BPO oferece tudo isso, se tornando uma boa alternativa para a gestão de tecnologia.
Para que você conheça mais sobre esse modelo de prestação de serviço, preparamos esse artigo com as principais informações sobre o BPO e como ele pode ser o segredo para otimizar os resultados da TI da sua empresa.
O serviço de Business Process Outsourcing (Terceirização de Processos do Negócio, em português) é a contratação de uma empresa para tomar conta de processos e tarefas não relacionados ao core business. Essas tarefas podem ser dos setores administrativo, contábil, jurídico, marketing, RH, TI, entre outros.
O objetivo principal do BPO é entregar nas mãos de parceiros especialistas os processos que não configuram a atividade principal da empresa. Assim, sobram recursos e foco para melhorar os resultados do negócio.
Apesar da grande proximidade, o BPO se diferencia da terceirização pela especificidade do serviço a ser prestado. O Business Process Outsourcing fornece, de forma mais completa e complexa, soluções desenvolvidas especialmente para as necessidades da sua empresa.
Um diagnóstico preliminar profundo permite que seu parceiro de TI elabore um serviço específico para atender à demanda da sua empresa. Essa solução carregará as inovações e tecnologias mais adequadas para otimizar o desempenho do negócio e melhorar seus resultados.
A adoção do modelo BPO confia a gestão dos processos à empresa parceira. Assim, esse trabalho passa a ser desenvolvido por especialistas dedicados exclusivamente a isso, aumentando a eficiência da gestão e dos processos.
Por outro lado, a terceirização é um serviço bem mais simples, que pode se resumir à contratação de um único profissional para realizar um trabalho específico, por exemplo.
A primeira vantagem apontada para a terceirização de processos é a redução dos custos. O outsourcing de TI permite que sua equipe interna seja mais enxuta, além de diminuir o impacto financeiro do investimento na infraestrutura.
Assim, é possível contar com as tecnologias mais inovadoras para o seu setor, além de mantê-las atualizadas e em bom funcionamento, sem a necessidade de investir altas quantias na compra de ativos de TI. Essas soluções são importantes para contribuir com a inovação e o crescimento das empresas.
Para além do financeiro, a qualidade dos serviços prestados é mais um benefício da adoção do BPO. O parceiro especializado em TI tem condições de oferecer soluções com agilidade para as necessidades da empresa, e maior conhecimento das tendências do mercado e das inovações tecnológicas.
Por isso que este modelo de contratação de serviços é considerado uma importante tendência para o futuro das empresas. Seu funcionamento permite à organização focar seus esforços, orçamento e inteligência em atividades relacionadas ao seu core business, sem a preocupação de cuidar de atividades operacionais.
O padrão da qualidade do serviço prestado, além da priorização e sequenciamento adequados das demandas, são questões que devem ser estabelecidas no SLA. O acordo é importante para que o serviço do parceiro de TI esteja sempre de acordo com as expectativas da sua empresa.
Manter uma equipe interna tão completa é caro e contraproducente, pois haverá profissionais altamente capacitados ociosos na maior parte do tempo. Seu parceiro, cujo core business é a tecnologia, está preparado para oferecer equipes especializadas em diferentes áreas que sua empresa necessite sem onerar a folha de pagamento.
A disponibilidade de uma equipe capacitada e especialista em TI permite que a tecnologia da empresa seja planejada de forma muito mais eficiente, estratégica e segura. Enquanto isso, os esforços da equipe interna podem estar totalmente focados no core business.
Em geral, os principais receios da gestão de TI ao buscar um parceiro de BPO são relativos à segurança dos dados, controle da gestão e possíveis falhas na entrega dos serviços. Na maioria dos casos, o SLA consegue abordar esses tópicos.
A elaboração de uma RFP, permite identificar as principais necessidades da sua empresa. A partir dos principais problemas e dificuldades da sua empresa em relação à utilização da tecnologia, seu negócio consegue orientar a escolha do melhor parceiro de acordo com as características do serviço prestado.
Ainda assim, a escolha por uma empresa de confiança e com credibilidade para operar os processos de TI do seu negócio deve ser feita com cautela e segurança. Por isso, procure conhecer os serviços oferecidos e as soluções disponibilizadas pela sua parceira de TI.
Sistemas de monitoramento e controle à distância podem ser estabelecidos, garantindo que você possa acompanhar tudo o que acontece na gestão de TI da sua empresa. Em negócios que estão operando em trabalho remoto, essas soluções podem contribuir para o desenvolvimento da produtividade dos colaboradores e dos seus gestores.
Além disso, é importante conhecer os recursos de segurança da informação empregados pela prestadora. Medidas robustas e consistentes são fundamentais para garantir a proteção dos dados da sua empresa e de seus clientes ao adotar o BPO.
Na área de TI é importante considerar ainda as soluções que a empresa parceira oferece para a implementação de tecnologias disruptivas e a atualização da infraestrutura tecnológica. Com o surgimento de inovações que podem contribuir com a prestação de serviços da sua empresa, esse parceiro pode agregar as tecnologias mais modernas que contribuam com o crescimento do seu negócio.
A Microcity é reconhecida por oferecer as melhores soluções de TI para seus parceiros. Conheça o nosso serviço de PC as a Service e saiba como podemos melhorar a TI da sua empresa.