Microcity

Automatizar cargas de trabalho é uma urgência para as empresas. Saiba como gerenciar e automatizar

Automatizar cargas de trabalho é uma urgência para as empresas. Saiba como gerenciar e automatizar

Aproveitar todos os softwares disponíveis sem comprometer o desempenho de cada um. Esse pode ser um desafio no dia a dia, não é mesmo? Em um cenário de transformação digital cada vez mais acelerado, as empresas precisam garantir que todas as áreas estarão alinhadas e com metas claras de crescimento do negócio. Por isso, a automatização das cargas de trabalho (workload) e dos softwares ERPs se faz cada vez mais necessária num cenário altamente competitivo.

Nesse contexto, é fundamental otimizar o workload seja em ambientes físicos, virtuais ou em nuvem. Principalmente, para as equipes que precisam executar atividades desgastantes e repetitivas no dia a dia, a automação é a melhor solução para garantir escalabilidade, eficiência e gerenciamento.

No post de hoje, você vai saber como as soluções de workload podem trazer resultados significativos em todas as áreas do negócio.

Problemas e desafios diários

Os gestores lidam diariamente com problemas que poderiam ser resolvidos por meio da automação. Quando o assunto é carga de trabalho, não é diferente. Para se ter uma ideia de como esse pode ser um diferencial para as equipes de TI, pesquisa da Spiceworks revela que eles têm se concentrado em atividades de “manutenção da rotina”.

O levantamento contratado pela empresa de backup em nuvem Carbonite e divulgado pelo portal CIO From IDG, entrevistou mais de 150 tomadores de decisão de TI nos Estados Unidos e Canadá. O estudo revelou que a manutenção de rotina é concentrada na prevenção a ataques de malware (42%), phishing (40%), ransomware (26%), spyware (25%) e DDoS (13%).

O gerenciamento das cargas de trabalho é um dos exemplos de como o setor de TI acaba perdendo muito tempo com o que poderia ser automatizado. O levantamento revelou também que as equipes acabam investindo muito tempo também para manter a segurança dos sistemas e dados da empresa. Outro quesito que pode ser garantido pela automação. A pesquisa mostrou que os profissionais de TI acabam focando muito em atividades para evitar ataques ou mesmo para garantir a recuperação de dados.

A automação é a solução que serve para a maioria dos setores da empresa, não apenas para a TI. E, um dos grandes benefícios de automatizar as cargas de trabalho é que grande parte dos processos da empresa podem ser automatizados. Pense que o ERP já utilizado será integrado com outros processos / e sistemas que necessitam de intervenção manual e passarão a conversar entre si de maneira automatizada.

Por isso, apostar na automação é a garantia de uma solução completa para os desafios diários do negócio. Listamos abaixo alguns dos principais problemas do gerenciamento não automatizado das cargas de trabalho:

  • Necessidade de contratar colaboradores especialistas em gerenciamento;
  • Tempo gasto com manutenção, que poderia ser utilizado para outras atividades mais ligadas ao core business e inovação;
  • Falta de planejamento e estratégia de gerenciamento;
  • Tempo excessivo gasto com ações de segurança;
  • SLA (Service Level Agreement) agressivo de sistemas, o que pode dificultar a obtenção de respostas rápidas às demandas;  
  • Exigência de cumprimento de requisitos de compliance, conforme as exigências internacionais;
  • Necessidade de controle de interdependências sistêmicas complexas e processamentos em cross-plataformas;
  • Gerenciamento de grande número de usuários.

Mapeamento das necessidades da empresa

Para que as soluções para workload gerem resultados positivos, é preciso que o gestor tenha uma noção clara das necessidades de gerenciamento das cargas de trabalho em cada um dos ambientes.

É possível que a automação em nuvem seja a melhor opção para o negócio ou não. Além de um mapeamento de todos os setores e suas necessidades, é fundamental preparar as equipes para a automação.

A solução híbrida é uma tendência em todo o mundo. Mas os profissionais de TI precisam estar atentos ao para que o monitoramento proporcione uma visão sistêmica e completa do ambiente. Só assim é possível mensurar o quão estável é a carga de trabalho e qual poderá ser sua evolução com o passar do tempo.

Viu como a automação é essencial para o seu negócio? Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias do mercado de TI.

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Fale com a Microcity
Ou ligue para a Microcity (31) 2125.4200. Para contato comercial,
clique aqui.
Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições