Fale com um consultor Fale com consultor
Microcity

Automação: tendência global na transformação de processos

Automação: tendência global na transformação de processos

A utilização de recursos digitais para automação de processos e atividades repetitivas nas empresas tem transformado processos e permitido as organizações serem mais produtivas e eficientes.

 

Você chega em casa e basta um clique no controle remoto do ar-condicionado para acionar todas as suas preferências. Ao entrar, percebe que a conta de energia foi entregue em seu endereço com atraso, mas lembra que já a havia colocado em débito automático. Depois de um longo dia de trabalho, já imaginou ainda ter essas preocupações?

Agora, pense na realidade da área de TI de uma grande empresa. O que seriam dos processos diários sem a automação? Por isso, se você quer saber mais sobre como o Automation as a Service pode melhorar a produtividade do seu negócio, acompanhe o post de hoje.

Quais as vantagens que a automação oferece?

Os dados comprovam como os índices de produtividade podem passar por uma verdadeira revolução com a automação de uma série de atividades da empresa, em especial a área de TI. Segundo dados da CA, o aumento da produtividade da equipe responsável por definir e monitorar as cargas de trabalho da organização, por exemplo, pode chegar a 50%. Já os custos com conformidade podem ser reduzidos em 30%.

Agilidade e economia de custos são ganhos valiosos para toda empresa, mas a automação garante a minimização de riscos. De acordo com o HDI Brasil, em média, 80% das atividades desenvolvidas em uma área de TI são repetitivas. Ainda que representem um baixo valor ao negócio, precisam ser feitas ou a organização estará exposta a riscos.

É nesse momento que a automação pode fazer a diferença; com a diminuição das possibilidades de falhas e ao proporcionar aos profissionais mais tempo para que invistam em ações que trarão retornos expressivos à empresa.

Automação é tendência global

Diversas ferramentas estão disponíveis no mercado para automatizar processos e negócios. E mais uma vez os dados comprovam que essa é uma tendência mundial e irreversível. De acordo com a Pesquisa Gerencial da Enterprise Cloud e o DevOps da IDC, 46% das organizações concordam que o aumento do uso de automação está entre requisitos mais importantes que moldam a estratégia geral de TI da empresa até 2020.

Segundo informações coletadas pela companhia global Odin, os serviços de automação são usados por 50% das 40 principais empresas de telecomunicações do mundo. Além disso, alguns dos recursos disponíveis de automação estão entre os principais destaques de TI para o futuro.  Diante dessa tendência global, as ferramentas são diversas, e nesse artigo destacamos algumas delas para serem aplicadas no dia a dia do seu negócio.

Saia na frente com os produtos de Automation as a Service

O mercado de TI percebeu as constantes demandas por recursos inovadores e passou a desenvolver ferramentas para os mais diferentes tipos de negócios que apostam na automação como solução. Confira:

DevOps Automation

Sistematiza “ilhas” de automação de uma empresa por meio da integração handoff e de especialistas no assunto.

ERP Automation

Executa processos por meio de processos em ambientes locais, em nuvem e híbridos, de forma confiável e sem intervenção manual.

Big Data Automation

Simplifica e acelera a análise de ambientes de Big Data, garantindo precisão, rapidez e completa avaliação de negócios.

Service Orchestration

Oferece agilidade de fluxos de trabalho de serviços complexos de TI. Substitui processos arcaicos por um sistema conectado que fornece soluções simples e fácil de gerenciar. Possui ainda recursos de atualização sem tempo de inatividade e interfaces unificadas, além de relatórios e análises.

Automação é a solução

“Uma megatendência de tecnologia que está funcionando silenciosamente no coração das pessoas, na vida diária e nos processos sistematizados”. Assim resumiu Eric Bloom, ex-CIO e diretor executivo do IT Management and Leadership Institute, a potência dos serviços de automação na atualidade.

Por isso, se mesmo depois dos dados e constatações de como os processos automatizados podem revolucionar a área de TI da sua empresa apresentados neste post, você ainda tiver dúvidas sobre os benefícios das ferramentas da automação, lembre-se que esse é um processo sem volta. (Ainda bem!)

Gostou deste conteúdo? Então, não se esqueça de seguir as nossas redes sociais  para ficar por dentro das novidades.

Assine nossa
newsletter

    Ebook
    do mês