Microcity

Aplicativos inteligentes: Conheça essa tendência e como ela vai transformar a rotina operacional das empresas

Aplicativos inteligentes: Conheça essa tendência e como ela vai transformar a rotina operacional das empresas

Os aplicativos inteligentes são desenvolvidos com base na inteligência artificial. Esta solução permite o desenvolvimento contínuo das aplicações, permitindo automatizar processos internos da gestão com mais eficiência, ampliando a capacidade produtiva da organização com um menor custo operacional.

 

Ganhar tempo para inovar e se manter competitivo em um mercado cada vez mais dinâmico é um dos principais objetivos de todo negócio. Mas como garantir que as equipes poderão se dedicar a desenvolver novos projetos quando estão envolvidas, na maior parte do tempo, com atividades repetitivas e, muitas vezes, desgastantes do dia a dia?

A resposta está nos aplicativos inteligentes, que são uma importante tendência do setor de tecnologia. Eles podem revolucionar processos internos nas empresas e ainda garantir a melhoria dos serviços oferecidos ao cliente. Esse tipo de aplicativo, elaborado a partir dos princípios da Inteligência Artificial, é capaz de aprender padrões através do processamento de dados. Dessa forma, executam ações cada vez mais complexas, personalizadas e úteis para o negócio.

Alguns dos exemplos mais presentes na rotina das pessoas hoje são os chatbots, softwares que trabalham e gerenciam trocas de mensagens de forma automática. Esses robôs de atendimento podem identificar demandas e realizar tarefas, como cancelar um serviço, por exemplo, seja por telefone ou on-line. “Reduzem o tempo de espera dos clientes ao mesmo tempo em que diminuem os custos com mão de obra”, destaca Fabiano Pardini, diretor de Tecnologia e Operações da Microcity.

Quais as vantagens dos aplicativos inteligentes nas empresas?

Os Assistentes Virtuais Pessoais (chamados de VPA’s) como o Google Now, a Siri da Apple e a Cortana da Microsoft, também são exemplos de como os aplicativos inteligentes já fazem parte da rotina das pessoas. Outras situações comuns do dia a dia também só são possíveis por causa desse tipo de tecnologia, como os e-mails, que selecionam as mensagens mais importantes ou mesmo aquelas recebidas há muitos dias e que ficaram sem resposta.

Os VPA’s são capazes ainda de fazer reconhecimento de fala e usar linguagem natural para interagir com o usuário. Diante de todas essas possibilidades, as vantagens dos aplicativos inteligentes de TI são muitas. Confira as principais:

  1. Garantia de mais segurança e menor risco de falhas;
  2. Atendimento eficiente ao cliente;
  3. Comunicação interna efetiva;
  4. Produtividade cada vez mais alta;
  5. Geração de dados em tempo real;
  6. Menos custos;
  7. Maior assertividade na tomada de decisões;
  8. Garantia de mais inovação;
  9. Vantagens competitivas;
  10. Insights para melhorar a produtividade.

A tecnologia baseada em Inteligência Artificial que comanda os aplicativos inteligentes possibilita o desenvolvimento de softwares capazes de desenvolver até mesmo gerentes de decisão. Os exemplos desse tipo de software não param por aqui e podem facilitar o trabalho nos mais diferentes campos, desde a gestão de negócios à segurança digital.

Como os aplicativos inteligentes vão revolucionar as tecnologias?

Se os dispositivos que existem hoje já transformam a rotina de trabalho e de diversas atividades ao longo do dia, especialistas apontam para uma nova era nos próximos anos: a pós-app. Ela revolucionará ainda mais os setores que lidam com tecnologia.

O primeiro passo é o desenvolvimento de assistentes virtuais cada vez mais dinâmicos e independentes, o que já está acontecendo. Especialistas apontam que os aplicativos inteligentes de TI se tornarão cada vez mais personalizados e eficientes a ponto de não ser mais necessário tê-los em dispositivos como celulares, tablets ou notebooks.

O portal HE:blog destaca que esse tipo de aplicativo não precisa nem mesmo “existir” para ser utilizado. Uma startup de Nova York criou um recurso que é capaz de fazer todo o gerenciamento necessário para a realização de uma reunião sem ter que ser instalado em qualquer dispositivo. A Amy ou ou Andrew, como são chamados os assistentes, só precisam ser copiados no e-mail de marcação do encontro, e dali assumem todas as tarefas para que o evento realmente ocorra.

Outro exemplo é o aplicativo Shae, que ajuda pacientes a cuidarem da saúde com informações detalhadas. Ele é capaz de cruzar informações dadas pela pessoa e pelos dispositivos de monitoramento e, assim, dar conselhos a partir da constatação de altos níveis de stress e outros fatores.

Diante de tantas possibilidades e informações, é preciso que o gestor esteja atento àqueles recursos que podem gerar resultados positivos para o negócio. Para não perder nenhuma novidade e ter dados exclusivos sobre as tendências de TI para este ano, acesse agora nosso artigo especializado sobre este tema.

Assine nossa
newsletter

    Ebook
    do mês

    Blog

    Acessar
    Digital Twin: O que é e como essa tecnologia vai inovar a produtividade da sua empresa?
    Saiba mais
    Descubra as 6 tendências de TI para 2019 e tenha sucesso no seu negócio
    Saiba mais

      Importante:
      Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições