Fale com um consultor Fale com consultor
Microcity

Aplicativos inteligentes: Conheça essa tendência e como ela vai transformar a rotina operacional das empresas

Aplicativos inteligentes: Conheça essa tendência e como ela vai transformar a rotina operacional das empresas

Os aplicativos inteligentes são desenvolvidos com base na inteligência artificial. Eles utilizam dados históricos e em tempo real para automatizar processos, melhorando a experiência e ampliando a capacidade produtiva da organização com um menor custo operacional.

 

Ganhar tempo para inovar e se manter competitivo em um mercado cada vez mais dinâmico é um dos principais objetivos de todo negócio. Mas como garantir que as equipes poderão se dedicar a desenvolver novos projetos quando estão envolvidas, na maior parte do tempo, com atividades repetitivas e, muitas vezes, desgastantes do dia a dia?

A resposta está nos aplicativos inteligentes, que são uma importante tendência do setor de tecnologia. Eles podem revolucionar processos internos nas empresas e ainda garantir a melhoria dos serviços oferecidos ao cliente. Esse tipo de aplicativo, elaborado a partir dos princípios da Inteligência Artificial, é capaz de aprender padrões através do processamento de dados. Dessa forma, executam ações cada vez mais complexas, personalizadas e úteis para o negócio.

Alguns dos exemplos mais presentes na rotina das pessoas hoje são os chatbots, softwares que trabalham e gerenciam trocas de mensagens de forma automática. Esses robôs de atendimento podem identificar demandas e realizar tarefas, como cancelar um serviço, por exemplo, seja por telefone ou on-line. “Reduzem o tempo de espera dos clientes ao mesmo tempo em que diminuem os custos com mão de obra”, destaca Fabiano Pardini, diretor de Tecnologia e Operações da Microcity.

Quais as vantagens dos aplicativos inteligentes nas empresas?

Os Assistentes Virtuais Pessoais (chamados de VPA’s) como o Google Now, a Siri da Apple e a Cortana da Microsoft, também são exemplos de como os aplicativos inteligentes já fazem parte da rotina das pessoas. Outras situações comuns do dia a dia também só são possíveis por causa desse tipo de tecnologia, como os e-mails, que selecionam as mensagens mais importantes ou mesmo aquelas recebidas há muitos dias e que ficaram sem resposta.

Os VPA’s são capazes ainda de fazer reconhecimento de fala e usar linguagem natural para interagir com o usuário. Diante de todas essas possibilidades, as vantagens dos aplicativos inteligentes de TI são muitas. Confira as principais:

  1. Garantia de mais segurança e menor risco de falhas;
  2. Atendimento eficiente ao cliente;
  3. Comunicação interna efetiva;
  4. Produtividade cada vez mais alta;
  5. Geração de dados em tempo real;
  6. Menos custos;
  7. Maior assertividade na tomada de decisões;
  8. Garantia de mais inovação;
  9. Vantagens competitivas;
  10. Insights para melhorar a produtividade.

A tecnologia baseada em Inteligência Artificial que comanda os aplicativos inteligentes possibilita o desenvolvimento de softwares capazes de desenvolver até mesmo gerentes de decisão. Os exemplos desse tipo de software não param por aqui e podem facilitar o trabalho nos mais diferentes campos, desde a gestão de negócios à segurança digital.

Como os aplicativos inteligentes vão revolucionar as tecnologias?

Se os dispositivos que existem hoje já transformam a rotina de trabalho e de diversas atividades ao longo do dia, especialistas apontam para uma nova era nos próximos anos: a pós-app. Ela revolucionará ainda mais os setores que lidam com tecnologia.

O primeiro passo é o desenvolvimento de assistentes virtuais cada vez mais dinâmicos e independentes, o que já está acontecendo. Especialistas apontam que os aplicativos inteligentes de TI se tornarão cada vez mais personalizados e eficientes a ponto de não ser mais necessário tê-los em dispositivos como celulares, tablets ou notebooks.

O portal HE:blog destaca que esse tipo de aplicativo não precisa nem mesmo “existir” para ser utilizado. Uma startup de Nova York criou um recurso que é capaz de fazer todo o gerenciamento necessário para a realização de uma reunião sem ter que ser instalado em qualquer dispositivo. A Amy ou ou Andrew, como são chamados os assistentes, só precisam ser copiados no e-mail de marcação do encontro, e dali assumem todas as tarefas para que o evento realmente ocorra.

Outro exemplo é o aplicativo Shae, que ajuda pacientes a cuidarem da saúde com informações detalhadas. Ele é capaz de cruzar informações dadas pela pessoa e pelos dispositivos de monitoramento e, assim, dar conselhos a partir da constatação de altos níveis de stress e outros fatores.

Diante de tantas possibilidades e informações, é preciso que o gestor esteja atento àqueles recursos que podem gerar resultados positivos para o negócio. Para não perder nenhuma novidade e ter dados exclusivos sobre as tendências de TI para este ano, acesse agora nosso artigo especializado sobre este tema.

Já sabe como as tendências de TI podem impactar sua gestão?

Assine nossa
newsletter

    Ebook
    do mês

    Blog

    Acessar
    Digital Twin: O que é e como essa tecnologia vai inovar a produtividade da sua empresa?
    Saiba mais
    Descubra as 6 tendências de TI para 2019 e tenha sucesso no seu negócio
    Saiba mais