Microcity

Tudo o que você precisa saber para ser Analista de TI

Tudo o que você precisa saber para ser Analista de TI

Não é segredo que qualquer organização, independente de sua área de atuação, precisa, em maior ou menor nível, da tecnologia. O aumento da dependência da nossa sociedade de recursos digitais também ampliou a demanda por profissionais da área, especialmente Analista de TI.

Profissionais de TI ganharam espaço não apenas nas empresas de tecnologia, mas também nas equipes de TI que integram organizações de todos os setores de atuação. Se há alguns anos, o Brasil passou por um período de alta demanda e escassez de profissionais qualificados, hoje a realidade é outra.

A demanda por analistas de TI continua crescente, mas hoje o mercado aquecido conta com profissionais altamente qualificados e especializados. Tornar-se analista de TI no mercado atual significa, além de estar em sintonia com a realidade do mercado, buscar oportunidades de formação e atualização para se diferenciar ainda mais.

O que significa ser analista de tecnologia da informação?

Analista de TI é a pessoa responsável pela infraestrutura de tecnologia da informação de uma organização. Em linhas gerais, ela deve certificar que o tráfego de informações da empresa aconteça com segurança e sem intercorrências.

Para isso, analistas devem ser capazes de instalar, corrigir problemas e propor soluções de software e hardware para suprir as necessidades da empresa, com o foco nos resultados de negócios. Além de apresentar novas soluções, são analistas que atendem a chamados de manutenção criados pelos usuários, quando há alguma falha nos sistemas ou processos.

A formação de profissionais de TI pode variar entre Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Informática, ou outros cursos profissionalizantes na área. É importante ressaltar que, dada à crescente valorização da atividade, a pessoa que deseja seguir essa carreira deve buscar cursos de formação de qualidade e relevantes para o mercado.

O que analistas de TI fazem?

Profissionais de TI podem atuar em várias áreas. Além de trabalhar para empresas de soluções em tecnologia B2B, a pessoa também pode compor equipes de TI dentro de organizações nos mais diversos setores.

Como desenvolvedor de software, a pessoa cria programas que atendam às necessidades do seu cliente, que pode ser da indústria, comércio, prestadores de serviço ou órgãos públicos. O desenvolvimento de aplicativos para celulares está particularmente em alta.

Na área de infraestrutura, analistas de TI são responsáveis pela instalação e manutenção do aparato tecnológico que a empresa requer para fluir seus processos. Assim, a pessoa instala e repara software e hardware, além de prestar suporte a usuários dessas tecnologias.

Analistas de TI podem ainda atuar com bancos de dados, se responsabilizando pelo gerenciamento e manutenção dos bancos de dados, desenvolvendo melhorias, identificando e solucionando problemas. Além disso, é possível atuar de forma autônoma, desenvolvendo softwares ou prestando consultorias.

Quais são as competências de analistas de TI de sucesso?

Para além do óbvio, que é o conhecimento técnico, o desenvolvimento das chamadas soft skills é importante para se tornar uma pessoa competente, que qualquer equipe gostaria de ter.

As soft skills são competências comportamentais, das quais não depende a sua função técnica, mas com as quais profissionais são capazes de desenvolver uma relação positiva com todos ao seu redor, como colegas de equipe e clientes.

Trouxemos pra você algumas das competências que líderes de TI valorizam em profissionais que integram sua equipe.

Curiosidade

Como pessoas que lidam com inovação e solução de problemas, analistas de TI devem manter sua curiosidade aguçada. Um indivíduo curioso pensa de forma disruptiva, encontrando respostas e soluções onde menos se espera.

A curiosidade é também característica de quem se interessa em aprender mais. Em uma área de atuação em constante movimento, é preciso ter interesse em estudar sempre, aprender novas habilidades e atualizar seus conhecimentos.

Agilidade e resiliência

Somada à curiosidade, a capacidade de se adaptar a novas tecnologias e diferentes linguagens de programação é uma competência muito valorizada em profissionais de tecnologia da informação.

A pessoa com facilidade para se adaptar a novos terrenos tem maior disposição para caminhar entre as atualizações de tecnologias e mudanças de equipe, metodologias de trabalho ou novos problemas apresentados.

Com frequência, profissionais de TI se deparam com um problema emergencial, sob o risco de prejudicar toda a cadeia de processos do negócio. Assim, você deve ser capaz de pensar em soluções rápidas e “fora da caixa”, mesmo sob pressão.

Foco no cliente

Para analistas de TI, manter o foco no cliente não é apenas oferecer um atendimento de qualidade, buscando seu sucesso e a satisfação. Além do óbvio, profissionais de tecnologia devem ser capazes de se comunicar com clientes na linguagem compreensível, assim como captar suas reais necessidades.

É por meio dessa percepção que a pessoa que trabalha com TI tem insumos para trabalhar na solução mais adequada para o cliente, alcançando os melhores resultados de negócio.

Comunicação

Longe do estereótipo ultrapassado de “nerd anti social”, analistas de TI devem se relacionar com pessoas dos mais diversos tipos, seja em sua equipe, sejam clientes ou usuários. Assim, a habilidade de comunicar-se com clareza, objetividade e polidez é essencial para a fluidez do trabalho de TI. Lembre-se que em algumas empresas são formados os famosos squads, os quais profissionais de diversas áreas compõem um mesmo time.

Domínio do negócio

Conhecer não apenas as suas funções, mas a organização para a qual trabalha como um todo, é um diferencial para profissionais de TI. Isso porque uma visão sistêmica do negócio gera agilidade nas decisões e soluções de problemas.

Assim como a Tecnologia da Informação está presente em todos os departamentos de uma empresa, é preciso que quem trabalha com TI tenha a noção do todo sobre o negócio para que compreenda as necessidades do cliente.

Com a adoção de tecnologias cada vez mais avançadas nos negócios, profissionais de TI têm um vasto campo para crescimento. Empresas de todos os setores dependem da internet, de armazenagem em nuvem, softwares customizados e inteligência artificial. Manter todo esse aparato em pleno funcionamento, com máxima eficiência e gerando os melhores resultados de negócios é trabalho para analistas de TI com diferentes especializações.

Se você gostou desse artigo, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão conteúdos atualizados sobre o universo da tecnologia.

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições