Fale com um consultor Fale com consultor
Microcity

Data literacy: Qual a importância da alfabetização de dados para a transformação digital?

Data literacy: Qual a importância da alfabetização de dados para a transformação digital?

A alfabetização de dados corresponde ao processo de desenvolvimento da capacidade de ler, escrever e comunicar dados de forma contextual. O aprimoramento dessa capacidade é fundamental para que os colaboradores de uma empresa saibam o que fazer com todo o volume de informação gerado atualmente.

 

Atualmente, a quantidade de dados disponíveis e coletados, diariamente, por negócios de qualquer setor de atuação, é gigantesca. E a alfabetização de dados é fundamental para que as pessoas saibam o que fazer com todo esse volume de informação.

A tecnologia se baseia em dados e, cada vez mais, os processos decisórios das empresas também. Eles adicionam precisão, eficiência e assertividade nos processos. E como uma nova linguagem, precisam ser compreendidos para serem utilizados e comunicados entre a equipe corporativa.

Por isso, da mesma forma que aprendemos a ouvir, falar, ler e escrever nossa língua mãe quando crianças, precisamos também aprender a ler, analisar e trabalhar com os dados. A isso, chamamos de alfabetização de dados. Continue a leitura e saiba mais sobre a importância de se conhecer e implementar esse processo.

O que é alfabetização de dados?

Aprender a compreender e interpretar as informações que os dados carregam é como aprender uma nova língua. Por isso, a palavra alfabetização foi escolhida para o processo de domínio da linguagem de dados.

Assim, a alfabetização de dados, ou sua correspondente em inglês data literacy, corresponde à capacidade de ler, escrever e comunicar dados de forma contextual, incluindo uma compreensão das fontes e construções de dados, métodos analíticos e técnicas aplicadas.

Se, para aprendermos uma segunda língua como o inglês, devemos praticar as quatro habilidades que compreendem ouvir, falar, ler e escrever, para a data literacy também podemos definir quatro habilidades principais a serem desenvolvidas:

  • Ler: decodificar e compreender o que os dados significam no contexto apresentado;
  • Trabalhar: captar, organizar e manipular os dados;
  • Analisar: agrupar ou separar determinado conjunto de dados, aplicar filtros, comparar e outras ferramentas de análise;
  • Comunicar-se: argumentar, elaborar e defender estudos de caso, hipóteses e tendências baseados em dados e considerando os interlocutores e contexto.

Qual a importância da alfabetização de dados nas empresas?

A transformação digital já não representa uma tendência futura, ela é a realidade. Ainda mais fortalecida e acelerada após a pandemia de covid-19, a digitalização do mundo dos negócios caminha a passos largos.

No entanto, enquanto os negócios vêm adotando um modelo data-driven, com a adoção de soluções tecnológicas de Big Data e BI, a capacitação dos profissionais para lidar com tantos dados não demonstra acompanhar essa transformação na mesma velocidade.

De acordo com o Índice de Alfabetização de Dados publicado pela Qlik, apenas 24% das pessoas tomadoras de decisão se consideram alfabetizadas em dados. Isso significa que temos acesso a uma enorme quantidade de dados, mas não sabemos muito bem como trabalhá-los da melhor forma.

A importância da data literacy está, exatamente, na necessidade de se melhorar as habilidades de alfabetização de dados e inteligência artificial, de forma a atingir o valor de negócio. Não basta dispor de ferramentas de coleta de dados, é preciso saber o que fazer com eles.

Esse é o primeiro passo para alcançar uma maturidade digital, que demanda não apenas a disponibilidade tecnológica, mas também o desenvolvimento da destreza digital e uma mudança cultural corporativa.

Globalização digital

O que fazem as empresas com data literacy?

Existem três frentes principais nas quais as empresas avançadas em seu processo de alfabetização de dados atuam de forma simultânea e integrada:

Capital humano

Empresas com data literacy desenvolvida priorizam a contratação de profissionais que já demonstram ter entre suas habilidades ler, analisar e trabalhar com dados.

Além dos novos talentos, elas também investem na capacitação de suas equipes, não apenas do time de TI, mas de todas as áreas, desenvolvendo as competências específicas de cada setor e disseminando a cultura de dados por toda a empresa.

Descentralização dos dados

A intenção é que todos os setores sejam capazes de tomar decisões baseadas em dados referentes às suas atividades, conferindo mais assertividade e agilidade nos processos. A alfabetização de dados deve extrapolar as fronteiras da TI e das diretorias.

Além de fortalecer o modelo orientado para dados, essa frente de atuação permite a geração de insights e ações para fora de setores já tradicionalmente voltados para dados, como a TI, marketing e vendas, por exemplo.

Decisões baseadas em dados

Com o desenvolvimento da data literacy por toda a empresa, as tomadas de decisões passam a ser orientadas por dados, e não mais baseadas em achismos. Essa abordagem reduz o índice de erros e proporciona decisões mais estratégicas e assertivas.

Como implementar a alfabetização de dados na empresa?

O primeiro passo para implementar a data literacy é avaliar e reconhecer o quanto a sua empresa já conhece sobre dados. Essa avaliação deve incluir não apenas a TI, mas todas as equipes que poderão usar os dados para o trabalho.

Além de avaliar o nível de conhecimento dos profissionais, é também fundamental dimensionar e classificar a infraestrutura de TI existente para a coleta, organização e manipulação dos dados. A escolha dos softwares deve estar alinhada às necessidades e aos objetivos do negócio.

A partir dessa avaliação, será possível:

  • Desenvolver um plano de ensino e capacitação de acordo com as demandas da empresa;
  • Fomentar a cultura de dados, expandindo o acesso para que membros das equipes possam fazer mais com as informações que detêm;
  • Manter um plano de melhoria contínua para que a infraestrutura de TI esteja sempre atualizada para coletar e disponibilizar os dados na quantidade e qualidade necessárias.

Qual a importância da data literacy para a transformação digital?

Como mencionamos, a data literacy é um dos passos básicos para aumentar a maturidade digital e promover a transformação e a inovação tecnológica. Por mais avançadas que sejam as soluções de TI implementadas na empresa, se as pessoas não souberem obter o máximo desempenho delas, os resultados serão medianos.

Por isso a alfabetização de dados é tão fundamental. As tendências tecnológicas mais inovadoras e promissoras trabalham com dados, como IA, BI, Big Data, Machine Learning, entre outras. E para lidar com essas soluções, são necessários profissionais bem capacitados, que compreendam a importância de conhecer a linguagem de dados.

Gostou desse conteúdo? Leia também sobre as novas tendências de TI e entenda como acompanhar a inovação tecnológica na sua organização.

Já sabe como as tendências de TI podem impactar sua gestão?

Assine nossa
newsletter

    Eu aceito receber mensagens e comunicações desta empresa
    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

    Ebook
    do mês

      Eu aceito receber mensagens e comunicações desta empresa
      Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade