Microcity

6 passos para melhorar a gestão de infraestrutura de TI

6 passos para melhorar a gestão de infraestrutura de TI

Ter uma boa infraestrutura de TI já passou de opcional para obrigatório nos dias atuais. Principalmente se a sua empresa está em rápido crescimento.

Crescer é ótimo, afinal, é o objetivo de um negócio de sucesso. Mas crescer também significa análises constantes da infraestrutura existente em busca de pontos fracos, novos objetivos e melhorias.

A pergunta que você deve fazer é: o que você tem hoje atende às demandas do seu negócio atual mas também o prepara para o futuro?

 

A importância da gestão de infraestrutura de TI

Pensar e implementar estratégias de melhoria para a gestão de TI não é novidade. Afinal, isso já faz parte da sua rotina. A área de TI está cada vez mais conectada com o Business das empresas, e já ganha mais espaço dentro delas há um tempo.

As estratégias adotadas pelo setor influenciam direta e indiretamente a empresa, os seus colaboradores, seus produtos e clientes. Por isso é fundamental ter a certeza de que os recursos de TI sejam bem utilizados. Dessa forma é possível garantir o melhor desempenho tanto do time quanto da empresa.

Confira neste texto os 6 passos para melhorar a gestão da infraestrutura de TI na sua empresa.

 

1. Analise a sua infraestrutura atual e identifique os erros

Para tudo na vida, antes de traçar um objetivo e criar estratégias, é preciso identificar o que foi feito de errado. Quando falamos em um trabalho de equipe, envolvendo mais pessoas, a melhor forma de identificar o erro é ouvi-las.

Convide os colaboradores para uma conversa. Peça para que eles relatem as principais dificuldades encontradas no dia a dia e pergunte como eles pensam em poder resolver essa questão.

Outra maneira de identificar os erros do setor é analisar os chamados mais comuns realizados no help desk. 

Nessa primeira etapa você estará olhando para o problema, mas não esqueça nunca de focar na solução e no futuro da sua empresa.

 

2. Avalie seus objetivos 

Dependendo do tamanho do seu negócio, suas metas e objetivos estratégicos vão variar. Porém, independentemente disso, você precisa refletir como a infraestrutura de TI pode contribuir para o sucesso do seu negócio.

Será que uma infraestrutura mais ágil pode reduzir custos e melhorar o desempenho da equipe e da empresa? O tempo que minha equipe gasta em inovação é suficiente para os meus objetivos a médio prazo?

Esse é um passo importante e que irá guiar a maneira de gerir a sua infraestrutura.

 

3. Considere investir em Oustourcing de TI

Optar por um Outsourcing de TI traz amplos benefícios para o setor. Os mais imediatos são:

  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Redução de custos;
  • Aumento da disponibilidade dos equipamentos;
  • Geração de engajamento.

Com a adoção de um Outsourcing, a equipe não precisará se preocupar com imprevistos. Dessa forma conseguirá usar o seu tempo para pensar em inovação e aprimorar processos.

A contratação desse serviço também possibilita concentrar esforços e recursos em atividades-chave para o futuro da empresa. Ou seja: otimização e melhoria constante.

Entenda como o Outsourcing de TI pode facilitar a gestão no dia a dia


4. Repense sua escolha de Cloud – ou considere adotá-la

O desafio é manter uma boa infraestrutura de TI sem que o custo dos recursos seja muito elevado. Por essa razão as tecnologias inovadoras estão tomando lugar cada vez mais rápido dentro das empresas.

Não somente os equipamentos e programas, mas a mentalidade digital, voltada para a inovação e para o futuro, já são uma realidade.

As principais vantagens de migrar para a Cloud:

  • Redução de custos 
  • Mais segurança
  • Flexibilidade e escalabilidade conforme o crescimento da empresa


5. Faça melhorias na segurança da informação

Financiar adequadamente iniciativas de segurança é ainda um desafio para os CIOs. A segurança cibernética é um assunto delicado e de extrema importância. Hoje, toda a empresa lida com um grande volume de dados – muitas vezes sigilosos. Perder ou ter esses dados “roubados” poderá trazer grandes prejuízos ao seu negócio.

Por isso é imprescindível definir uma política de segurança para a empresa. É preciso controlar desde o acesso físico a documentos, por exemplo, até o acesso virtual – com logins e registros das ações realizadas por cada colaborador.

Garanta que o seu sistema digital esteja protegido da melhor forma possível. Nesse caso, nada é exagero. Por isso esteja certo de que a sua “barreira de proteção” é sólida o bastante utilizando softwares de criptografia, antivírus etc.

É essencial que haja um esforço conjunto de toda a organização para incorporar as atividades de segurança em seus processos do dia a dia.

 

6. Olhe para o futuro

Enquanto o seu negócio estiver crescendo, as demandas de tecnologia e inovação continuarão surgindo – e cada vez mais evoluídas. Você precisa pensar em como escalar a sua infraestrutura de TI.

O uso da Cloud já é uma realidade, da mesma forma que os colaboradores utilizam aplicativos para se conectar à rede. Olhar para a inovação na hora de uma estratégia para gerir melhor a sua infraestrutura faz com que a sua empresa ganhe competitividade.

Esteja atento às tendências. Dessa forma será possível desenvolver uma estratégia flexível e orientada para os resultados.

Assine a nossa newsletter

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Blog

Acessar
Gerente de TI: como se adaptar nos tempos de transformação digital
Saiba mais
5 perguntas para decidir sobre terceirização de infraestrutura de TI
Saiba mais
As 7 situações mais aterrorizantes de quem não contrata o outsourcing em TI
Saiba mais
Conheça 9 vantagens de adotar outsourcing de TI
Saiba mais
Gerente de TI, seu foco está no lugar certo?
Saiba mais
Computação invisível: como essa tecnologia já faz parte de sua vida
Saiba mais
Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições