Microcity

5 motivos para o varejo adotar o outsourcing de infraestrutura de TI e impulsionar o seu crescimento

5 motivos para o varejo adotar o outsourcing de infraestrutura de TI e impulsionar o seu crescimento

Proporcionar a melhor experiência de compra aos clientes não é fácil e é um dos grandes desafios do varejo. Afinal, encantá-los do início ao fim é essencial para a sua fidelização. Para alcançar esse resultado, muitas empresas têm adotado o outsourcing de infraestrutura de TI, ou Infraestrutura como Serviço (IaaS). Esse modelo de serviço pode ser o fator decisivo que o varejo tanto busca para garantir resultados mais expressivos e qualidade no atendimento de seus clientes.

Para descobrir mais sobre a opção de outsourcing de TI para varejo e entender como a adoção do modelo pode beneficiar o seu negócio, continue com a leitura!

A infraestrutura e a experiência do cliente

Trabalhar para proporcionar a melhor experiência para o consumidor é decisivo no momento de convencê-lo a visitar a sua loja ou o seu site. Online ou fisicamente, é importante que ele saiba que o seu negócio estará sempre disponível e que ele não enfrentará dificuldades para adquirir os produtos que deseja.

Mas, pensando no mercado atual e na tecnologia que é cada vez mais presente em nossas vidas, não há dúvidas de que os fatores decisivos na hora de proporcionar uma experiência incrível passarão pela infraestrutura de TI. Afinal, os recursos tecnológicos também são responsáveis pelo atendimento ao consumidor, mesmo que de maneira indireta. Nesse caso a disponibilidade desses recursos afeta a satisfação e a decisão de compra do consumidor. Você não vai querer que os clientes desistam das compras porque a fila está muito grande devido a problemas técnicos.

Pensando nisso, grande parte dos CIO’s planejam e organizam toda a infraestrutura – que incluem hardware, redes, bancos de dados, dentre outros – para os picos de demanda. Em outras palavras, o planejamento da infraestrutura é feito com foco nos períodos de maior fluxo, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e demais datas de destaque do nosso calendário. Também são levados em consideração as sazonalidades, como por exemplo a época de estiagem de chuvas, que acarreta na procura de itens para reforma de casa.

E, por provocar um aumento nas visitas às lojas, é importante ter essas datas como foco no planejamento para que sua estrutura esteja funcionando no nível de capacidade adequado ao volume. Para isso, você pode contar com o outsourcing de TI para varejo!

Outsourcing para varejo: por que investir?

Utilizando o modelo IaaS, você soluciona diversos problemas que estão presentes no cotidiano do varejo e torna possível a expansão do seu negócio. Com isso, você deixa para trás a estagnação e garante a sustentabilidade da sua empresa.

E para que você entenda melhor quais são os benefícios sobre os quais estamos falando, elencamos cinco vantagens que o outsourcing de TI para varejo pode te proporcionar. Confira:

1) Flexibilidade

No mundo do varejo, é normal ter picos de venda ao longo do ano. Portanto, podemos dizer que diferentes períodos vão exigir mais ou menos da estrutura de TI. Para lidar com isso, adotar o modelo de IaaS é uma excelente solução.

O recurso permite que a infraestrutura seja flexível para os dados da sua empresa. Dessa forma, você tem a segurança de que, na medida em que o seu negócio cresce, a nuvem híbrida se adapta para acompanhar a sua demanda. Assim, você não precisará despender recursos em uma infraestrutura que não está sendo realmente utilizada pela companhia.

2) Melhor uso de recursos

A economia proporcionada pela flexibilidade do IaaS é uma chance para que você invista seus recursos em inovações.

3) Segurança dos dados

Garantir a segurança das informações e das operações da sua empresa é, sem dúvida, um dos maiores focos dos CIO’s. Estar um passo à frente e planejar uma saída para imprevistos que podem vir a ocorrer são também de sua responsabilidade.

Por isso, o ideal é que o “Plano B” seja suportado pelo IaaS. Ter uma outra alternativa significa ter redundância da infraestrutura para que, em caso do ambiente em produção venha a ficar indisponível, o reserva entre em operação, garantindo 100% do funcionamento mesmo em casos de falhas e sobrecargas no sistema.

Com essa estratégia, é possível ter um ambiente em espera, com investimento reduzido, que só é tarifado caso seja acionado. Isso quer dizer que, diferente do plano reserva comum, que exige pagamento mesmo que não esteja sendo utilizado, com o outsourcing para varejo você também garante um Plano B de uma forma igualmente segura e mais barata

4) Expansão

Ao contratar a solução de outsourcing de TI, você coloca uma parte das atividades de Tecnologia da Informação nas mãos de quem tem expertise no assunto. A prestadora de serviço vai proporcionar uma equipe especializada, equipamentos de qualidade e conhecimento do mercado para realizar os processos da sua companhia.

O IaaS é a solução ideal para as empresas que possuem demandas voláteis e variáveis de acordo com o mercado. Através desse serviço, você consegue aumentar a infraestrutura e os recursos na velocidade ideal para o seu negócio crescer, sem gastar mais do que o necessário.

Para as empresas que necessitam de uma estrutura capilarizada para expandirem o seu negócio e não querem se preocupar com logística, suporte técnico e instalação de infraestrutura, essa solução consegue centralizar o gerenciamento em um único fornecedor, principalmente se ela for gerenciada por uma empresa que possui cobertura de território nacional.

5) Assertividade

Com uma infraestrutura de TI de qualidade, você poderá apostar na automação de processos. Esse é um recurso indispensável para você porque garante maior agilidade no dia a dia e elimina uma boa parcela dos erros que antes existiam. Isso acontece porque, por meio da automação, você elimina a interferência humana dessas etapas e, por isso, extingue os erros cometidos pelos funcionários.

São inúmeros os benefícios que o outsourcing de TI pode proporcionar para o varejo. Com uma só solução, você reduz custos, garante a disponibilidade do seu negócio, tem acesso a um plano reserva de baixo custo de manutenção, diminui a ruptura na loja e monitora a jornada do consumidor, e muito mais. Com todas essas vantagens, é impossível negar que o modelo é sim a chave para que você alcance o sucesso que tanto deseja!

Ah, e o outsourcing de varejo é uma entre as várias tendências da TI que podem trazer maior avanço para as empresas ao longo desse ano. Fique ligado às novidades que estão por vir e garanta o sucesso do seu negócio!

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

O modelo de outsourcing oferecido pela Microcity é completo e nos atende tanto em hardware, software, como em serviços. Agora podemos nos concentrar no core business do Banco, já que eles ficam responsáveis por toda a gestão dos ativos contratados
Ver todos os depoimentos
Fale com a Microcity
Ou ligue para a Microcity (31) 2125.4200. Para contato comercial,
clique aqui.
Importante:
Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Saiba mais acessando nossa politica de privacidade e nossos termos e condições