Manter uma base de dados dentro da empresa pode ser altamente caro. Todo esse circuito que sustenta esse centro de informações ativo desprende grande esforço para que o sistema não saia do ar e prejudique o desempenho e o armazenamento de dados da empresa.
Porém, existe uma solução para que o local onde você trabalha possa ter esse tipo de serviço feito com menores gastos financeiros e uma performance muito maior: terceirizar o armazenamento do datacenter, ou seja, colocá-lo em nuvem, pode ser a melhor resposta.
Por isso, produzimos este conteúdo para te contar 5 formas de economizar dinheiro com o Cloud Computing. Então, acompanhe conosco a seguir, se informe e descubra qual a melhor dessas dicas para comunicar ao responsável financeiro de TI sobre a existência de fatores que podem influenciar – e muito – na economia da empresa.
A escalabilidade da Cloud Computing se tornou uma solução viável para atender de forma inteligente a demanda por automação requerida pelos negócios. O serviço pode se adequar conforme a necessidade de armazenamento e processamento da empresa.
Sendo assim, é possível aumentar ou reduzir a capacidade dos servidores sem que sejam necessários grandes investimentos (em estruturas, equipamentos e equipes). O mesmo serve para sistemas de gestão, já que o serviço escalável permite que sejam adicionadas novas funcionalidades ou quantidades de usuários e você não precisa investir em um novo sistema para isso, além de ter os recursos sempre atualizados.
A economia da implementação do Cloud Computing se torna ainda mais fácil de ser notada quando entende-se, desde o princípio, alguns cortes de gastos que, inclusive, podem estar ligados à sustentabilidade.
Ser sustentável é mais do que um título que está em alta. Prezar pelo cuidado à natureza também significa gastar menos energia elétrica, o que representa uma diminuição bastante significativa no final do mês com a conta de luz da empresa. Tudo isso porque todo o valor empregado em manter o espaço, a energia e a refrigeração é diminuído e pode ser investido em outras áreas de interesse da empresa.
Além de economizar financeiramente, o suporte que o Cloud Computing oferece ao negócio a possibilidade para que os funcionários produzam mais.
O outsourcing deixará com que a equipe de TI fique livre para pensar em outros projetos que apoiem o negócio da empresa. Além disso, com o acesso remoto às informações, o profissional poderá acessar e operar os dados de onde e quando quiser e através de qualquer dispositivo, como desktops, notebooks, smartphones e tablets.
Ao colocar os dados da empresa onde você trabalha em um servidor externo, a equipe não precisará mais se preocupar com a perda de arquivos, já que eles estarão altamente seguros em um ambiente extra escritório/empresa.
Em caso de catástrofes, acidentes com as máquinas, roubo ou qualquer outro fator que danifique a estrutura que armazena as informações da empresa, os dados não serão afetados, já que a central de armazenamento não estará naquele local. A Cloud Computing sugere a ideia de independência geográfica, ou seja, os dados não ficam armazenados em apenas um local, mas são replicados em diversos servidores espalhados pelo mundo.
E para aqueles que pensam que a aquisição desse tipo de serviço é de alto custo, engana-se. O valor desse investimento é muito mais baixo, pois ele é totalmente escalável conforme as necessidades da sua empresa, além de diminuir gasto com estrutura, energia e a receita perdida quando o sistema sai do ar.
Agora nós queremos saber de você: qual dessas 5 formas de economizar dinheiro você mais acha que pode impressionar o seu gerente no momento da apresentação e porque? Você acha que essa dica escolhida se adequa ao cenário atual da empresa?
Depois de deixar o seu comentário contando para nós, curta nossa página do Facebook para receber em primeira mão nossas atualizações.