Microcity

5 dicas para potencializar a sua liderança criativa em TI

5 dicas para potencializar a sua liderança criativa em TI

Criatividade é uma das características mais procuradas e desejáveis em um profissional, principalmente em um líder. No mundo corporativo, a liderança criativa é muito mais do que apenas uma competência que pode estar no currículo: significa ter a capacidade de apresentar soluções alternativas para problemas já conhecidos e saídas inovadoras para novos problemas.

A inovação pode ser a palavra-chave que você estava procurando para alcançar o sucesso e ser reconhecido no mercado de TI. Mas, para desenvolver essa qualidade, é preciso entender o líder criativo.

E é sobre isso que vamos falar hoje. Preparamos algumas dicas para você potencializar a sua liderança criativa em TI e levar soluções para a sua empresa:

1 – Ser criativo vai além da criatividade

A liderança criativa no mercado de TI pode ser baseada por tendências e oportunidades que os outros não consigam enxergar. Mudar ou inovar não é apenas ser ou fazer diferente. É preciso estudar uma solução de diferentes perspectivas, transcender paradigmas e criar uma nova realidade.

Líderes criativos são mais do que só profissionais: encaram desafios com presença, conexão e foco. Para isso, suas ações devem se encaixar com quem você é e com o seu propósito. Seja apaixonado, expressivo e sensível à sua equipe. Nutra a crença na sua criatividade, juntamente com a originalidade de seu pensamento.

2 – Conheça a sua empresa 

Para ter a capacidade de propor soluções em TI, é necessário conhecer as barreiras culturais, políticas, organizacionais e tecnológicas que a sua empresa deva superar. Um líder criativo precisa de coragem para enfrentar os desafios, mas também de simplicidade para enxergar soluções fáceis de serem executadas. Por isso, é preciso identificar estruturas, sistemas, processos, métricas e objetivos para embasar as suas ideias.

Além disso, esse estudo irá impressionar e ajudar, diretamente, a incentivar os seus superiores a comprarem as suas ideias, tomarem decisões, assumirem riscos e admirarem o seu trabalho, podendo até mesmo fazer com que você seja promovido.

3 – Saiba usar os recursos disponíveis

Infelizmente, a maioria das empresas não dão espaço ou verbas para que os funcionários sejam verdadeiramente criativos, principalmente nos setores de TI. A criatividade não é somente função de uma mente privilegiada, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida e gerenciada. Não fique preso às condições oferecidas. Trabalhe com o que está disponível no momento, sejam pessoas, recursos ou capital. Dispor das opções disponíveis também faz parte de ser criativo.

4 – Tenha visão do futuro

Veja o que ninguém vê, ouça o que ninguém ouve, faça o que ninguém faz. A visão do futuro nasce como reconhecimento do que está em jogo, de combinar com inteligência a mente lógica e a sua intuição.  Líderes criativos precisam ter energia suficiente para buscar inspiração e se comunicar com uma visão empreendedora. Crie uma conexão entre a realidade do presente com a vulnerabilidade do futuro, mas inove sem hesitar. Compre suas ideias. Confie no seu feeling.

5 – A revolução está em suas mãos

Sair da zona de conforto causa receio e insegurança. Mas toda revolução é feita de mudanças. A criatividade serve como base para que se preveja o tempo e os recursos necessários para que uma grande solução seja executada. Os impactos da liderança criativa podem ajudar muito além do setor de TI: é possível que traga vantagens para áreas de marketing, comercial, recursos humanos e, principalmente, o financeiro. E o reconhecimento do seu trabalho será uma das maiores recompensas.

Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário sobre qual delas mais vai fazer diferença na sua transformação e desenvolvimento em liderança criativa em TI.

Depois de deixar o seu comentário, curta a nossa página no Facebook e no LinkedIn e fique por dentro de todas as nossas novidades.

 

Assine nossa
newsletter

Ebook
do mês

Fale com a Microcity
Ou ligue para a Microcity (31) 2125.4200. Para contato comercial,
clique aqui.